Você que tem uma alimentação saudável e equilibrada, com certeza tem mais saúde, qualidade de vida e a pele mais bonita. Segundo Érica Monteiro, dermatologista da clínica Image e professora da Unifesp, uma dieta saudável interfere na produção exagerada de radicais livres, que causam estragos nas células e levam ao envelhecimento precoce. Veja algumas dicas e uma lista com 10 alimentos que ajudam a retardar o envelhecimento da pele. Será que você consome todos eles?

Estima-se que ao diminuir em 30% o total de calorias consumidas diariamente, não só é possível estender a vida por mais uma década, como desacelerar o envelhecimento do organismo, incluindo a pele. Uma dieta rica em fibras também repercute no melhor funcionamento do intestino. Quando ele não funciona bem, as toxinas proliferam pelo corpo e a pele sofre.

Leia também:  Os 7 alimentos que mais causam alergia

Fuja dos industrializados! De acordo com a dermatologista, açúcar e farinha refinada são grandes vilões. Eles aumentam a produção de glicose e levam a um processo chamado de glicação, que degrada tanto o colágeno como a elastina, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele.

Confira a lista com os 10 melhores alimentos para conseguir uma pele de pêssego:

1 . Aveia: rica em vitaminas B1 e B2, que fazem bem à pele, e silício, importante na produção do colágeno que garante a sustentação da pele. Clique aqui e confira todos os benefícios. )

2 . Azeite extra-virgem: rico em antioxidantes e vitaminas A, D e E, que retardam o envelhecimento precoce. O ideal é consumir uma colher de sopa por dia. Para saber mais, clique aqui.

Leia também:  Confira 22 truques culinários que turbinam a saúde

3 . Castanha-do-Pará: contém selênio, mineral que atua no combate aos radicais livres e é essencial para equilibrar a tireóide, o colabora para evitar oscilação do peso. Mas é calórica e deve ser consumida com moderação.

4 . Cenoura: essencial para manter a integridade das células da pele por conter altas quantidades de vitamina A. O betacaroteno consiste em um fotoprotetor natural. Clique aqui e saiba mais.

5 . Frutas cítricas: têm altas quantidades de vitamina C e também têm o poder de neutralizar os radicais livres. Além disso, auxilia na produção de colágeno, mantendo a pele firme. Exemplos: laranja, limão, acerola e kiwi.

6 . Frutas vermelhas: Contêm antocianina e ácido elágico, substâncias que evitam a formação de rugas. Exemplos: morango, amora, framboesa, entre outras.

Leia também:  Como é feito o transplante de medula óssea?
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.