O que você fez no último feriado? Usou o dia para descansar? Viajou? Ficou com a família? Ou você passou o dia trabalhando?

Vamos refletir sobre outras datas comemorativas! Por exemplo, o Dia das Mães, você geralmente escolhe passá-lo com sua mãe. E no dia dos namorados, você prepara alguma programação para estar ao lado de quem ama? Então por que no Dia do trabalho nós temos que ficar longe dele?

Comemorar esta data de verdade só seria possível se as pessoas gostassem de sua ocupação. E por que será que tanta gente não gosta da atividade que exerce?

A palavra trabalho vem do latim tripalium, que significa castigo, era também um instrumento utilizado para torturar e foi adotada por muitas pessoas que consideravam seus afazeres diários um verdadeiro martírio.

A imagem que se construiu a respeito foi sob esta premissa de que ele não é algo muito bom. Quantas vezes uma criança presencia seu pai chegar do trabalho, queixando-se de dores, sentindo muito cansaço, reclamando que teve um dia ruim. A marca que fica é que o local onde ele estava causou tudo aquilo.

Atualmente as pessoas têm buscado por carreiras que lhe dão satisfação e prazer, antes mesmo de buscarem por bons rendimentos. Essa é uma tendência que tem muito a crescer. A quantidade de cursos e formações oferecidas somadas com os diversos cargos diferentes que estão sendo criados a todo o momento, permite que as pessoas possam buscar algo que gostem de fazer, um lugar onde possam se encaixar.

Porém devemos ter em mente que o emprego perfeito é utopia. Por diversas vezes é necessário baixar as expectativas e aceitar que faz parte da “profissão dos seus sonhos” o cumprimento de horários, rotinas e obrigações. Junto com o serviço que você adora, sempre virão algumas tarefas que não vão lhe agradar tanto, mas seu cumprimento é essencial.

Se hoje você não está satisfeito com sua ocupação, reflita: O que você pode fazer para melhorá-la? Um bom trabalho não depende só do que a empresa oferece, mas também do que você pode oferecer à empresa.

E então, seria adequado que comemorássemos essa data nos dedicando ainda mais à nossa profissão? O que você pensa a respeito?

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.