A espera pela criação dos 20 anos municípios no estado de Mato Grosso pode sofrer algumas mudanças com votação do projeto de lei do Senado que estabelece normas para a criação, incorporação, fusão e desmembramento.

A proposta de criação dos municípios foi aprovada na Câmara dos Deputados e vetado pela presidente Dilma Rousseff e agora tramita no Senado que propõe um tamanho mínimo dos novos municípios a serem criados.

No caso da região Centro-Oeste os novos municípios devem ter área não inferior a 200 quilômetros quadrados, e 100 quilômetros quadrados nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste. Além do número mínimo de habitantes para os novos municípios, de 6 mil a 20 mil, de acordo com a região.

Leia também:  Deputados de MT aprovam por 16 votos a 4 a PEC que limita gastos do governo durante 10 anos

O projeto foi aprovado em Plenário por 51 a 2 votos, nesta quarta-feira (08). Os senadores ainda farão três votações nominais de emendas apresentadas à proposta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e em Plenário. A conclusão da votação deve ocorrer na próxima semana.

MUNICÍPIOS A SEREM CRIADOS.

Os municípios de Mato Grosso que estão na lista para serem criados são: Boa Esperança do Norte, de Nova Ubiratã/Sorriso, União do Norte, de Peixoto de Azevedo, Japuranã, de Nova Bandeirantes, Nova Fronteira, de Tabaporã, além de Salto da Alegria, de Paranatinga; Capão Verde, de Alto Paraguai; Guariba, de Colniza; Nova União, de Cotriguaçu; Santa Clara do Monte Cristo, de Vila Bela; Rio Xingu, de Querência; Espigão do Leste, de São Félix do Araguaia; Novo Paraíso, de Ribeirão Cascalheira; Paranorte, de Juara; Cardoso do Oeste, de Porto Esperidião; Santo Antônio da Fontoura, de São José do Xingu; Ouro Branco do Sul, de Itiquira; Conselvan, de Aripuanã; Veranópolis do Araguaia, de Confresa; Brianorte, de Nova Maringá e Rondon do Parecis, de Campo Novo do Parecis.

Leia também:  Governo aumenta em 11% os repasses para os municípios
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.