A Associação das Primeiras-Damas do Estado de Mato Grosso – APDM irá realizar o 13º Encontro de Primeiras-damas e Gestores Sociais. A reunião integra a programação do 31º Encontro de Prefeitos, que será realizado no Centro de Eventos do Pantanal, entre os dias 22 e 24 de maio. O objetivo do evento da APDM é promover um debate sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos municípios na Assistência Social, de modo que possam encontrar soluções viáveis.

Nesta edição, o Encontro das primeiras-damas busca atender os anseios dos municípios, bem como tratar de temas inovadores na área Social. Para isso, a APDM tem buscado o apoio e participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social. De acordo com a presidente da Associação, Ivone Latanzi da Costa, o evento buscará enfatizar a necessidade de fortalecer as políticas sociais na esfera municipal.

Leia também:  Com o 4º aumento consecutivo da gasolina, Alto Araguaia tem um dos preços mais altos

A assistente social da APDM, Letícia Albuquerque, explica que, atualmente a política de Assistência Social está se reestruturando, através de serviços e benefícios, que atendam a população em situação de vulnerabilidade social, focando sobre as mazelas sociais. Antes do início dos trabalhos haverá apresentação cultural dos grupos sociais da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, do município de Cuiabá.

A programação começa as 08h45 com uma palestra sobre Reordenamento dos Serviços Socioassistenciais no Sistema Único da Assistência Social, o Suas, com a técnica da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), Oracilda da Silva Pinheiro. Em sequência, o tema a ser tratado é o Co-financiamento dos Serviços e Programas Sociais, com um representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. As atividades da manhã encerram após a Mesa Redonda, marcada para as 10h45.

Leia também:  Expedição Pioneiros BR-163 reunirá construtores da rodovia 42 anos depois

O encontro da APDM retoma sua programação as 13h30 com uma palestra sobre os Impactos Sociais da Copa do Mundo de Futebol Fifa2014, com o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Elias Alves de Andrade. Também no período vespertino será discutida a Importância da Articulação do Conselho de Assistência Social com as Secretarias Municipais, Entidades e Organizações de Assistência Social, com o presidente do Conselho Estadual da Assistência Social (Ceas), Antônio Figueiredo Neto. Dando continuidade, as 15h30 será aberto o debate sobre a Assistência Social de Mato Grosso, com a participação da presidente da APDM, a primeira-dama de Sinop, Ivone Costa. Também devem participar da discussão o presidente do Ceas, a superintendente da Setas, Miriam Zanetti, o presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), José Rodrigues Rocha Junior, e a presidente do Colegiado Estadual (Coegemas-MT), Kelly Paniago.

Leia também:  Assaltante morre após perseguição policial em Cuiabá

Para fechar a programação do evento, as 16h30 inicia a exposição das experiências exitosas dos municípios, em uma Mostra dos Trabalhos Executados.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.