“Não gosto de ser segundo para Lewis”, admitiu Nico Rosberg no sábado, logo após perder – novamente – a pole position para seu companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton, desta vez para o GP da Espanha, válido pela 5ª etapa da temporada. Mas o alemão vai ter que se conformar. Na corrida deste domingo no Circuito de Barcelona-Catalunya, ele até pressionou o parceiro de time nas voltas finais, mas não foi capaz de tirar a vitória do britânico. Para piorar sua situação, Nico agora é “segundo para Lewis” também no campeonato. Com a quarta vitória seguida, Hamilton, enfim, recuperou o prejuízo do abandono na primeira etapa, na Austrália, alcançou os 100 pontos e assumiu a liderança do Mundial de Pilotos, com três pontos de vantagem sobre Rosberg.

A vitória de Hamilton – sua primeira em Barcelona – veio com mais uma atuação impecável. Com as Mercedes anos-luz à frente das demais equipes, sua única preocupação era Rosberg. E toda vez que Nico ameaçava se aproximar, o campeão de 2008 respondia na pista. No fim, mesmo com pneus duros, mais lentos que os médios do parceiro, conseguiu segurar a vantagem e cruzar a linha de chegada 0s6 à frente.

Após o tenso fim de corrida, Hamilton pôde soltar um sorriso de alívio no pódio, enquanto Rosberg se mostrava visivelmente abatido com mais um revés para o companheiro (veja no vídeo).Quem também não conseguia esconder a felicidade na cerimônia de premiação era Daniel Ricciardo. Após ter perdido o segundo lugar de Melbourne em razão de irregularidades em sua RBR, o australiano – terceiro colocado na prova – pôde comemorar efetivamente o seu primeiro pódio da carreira.

Discreto, Felipe Massa é apenas o 13º

Quem não tem motivos para comemorar é Felipe Massa. O brasileiro da Williams apostou em uma estratégia de três pit stops para tentar recuperar o prejuízo de largar na nona posição no grid. Mas a tática não funcionou muito bem. Sempre preso no meio do pelotão, ele acabou apenas na 13ª posição, fora da zona de pontuação. Já seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, foi bem: largando em quarto, conseguiu receber a bandeirada na quinta posição.

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À frente de Bottas ficou Sebastian Vettel. Sofrendo com muitos problemas neste início de temporada, o alemão finalmente mostrou uma atuação digna de um tetracampeão mundial. Partindo de 15º por ter sido punido pela troca de câmbio após o treino, o piloto da RBR foi cirúrgico ao escalar o pelotão para terminar no top 5.

Outro destaque da prova ficou por conta da disputa entre Fernando Alonso e Kimi Raikkonen. O tão aguardado duelo dos campeões mundiais da Ferrari finalmente aconteceu. Depois de um começo de temporada apático, o “Homem de Gelo” deu sinais de reação em Barcelona, onde vinha melhor que o espanhol durante todo o fim de semana. Mas no fim, Alonso se impôs. Com uma tática de três paradas contra duas do finlandês, o bicampeão se aproveitou dos pneus melhores nas voltas finais para desbancar o companheiro e chegar em sexto. Romain Grosjean (Lotus), Sergio Pérez (Force India) e Nico Hulkenberg (Force India) completaram a zona de pontuação.

A corrida

Na largada, Hamilton e Rosberg mantiveram a ponta com suas Mercedes. Bottas tomou o terceiro lugar de Ricciardo. Na sequência, apareciam Grosjean, Raikkonen e Alonso. Massa tentou ganhar algumas posições por fora, mas acabou não conseguindo, deixando apenas Button para trás, para subir para oitavo. No meio do pelotão, Vettel perdeu uma colocação e caiu para 16º. Alguns leves incidentes ocorreram na primeira volta. Magnussen deu uma escapada e tocou na RBR de Vettel ao voltar para a pista. Lá atrás, Maldonado se enroscou com Ericsson, e os dois deram um passeio na grama. O venezuelano foi penalizado com cinco segundos a serem adicionados em sua parada nos boxes.

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Como era de se esperar, em poucas voltas, Hamilton e Rosberg “sumiram” na frente dos rivais. Enquanto isso, Ricciardo ameaçava Bottas tentando recuperar o terceiro lugar. Vettel, que já aparecia em 13º, abriu os trabalhos nos boxes na 12ª volta. Massa fez sua parada no 16º giro. Já o líder Hamilton foi para os boxes na 19ª e acabou perdendo um pouco de tempo, pois os mecânicos demoraram a fixar sua roda dianteira esquerda. Não o suficiente para perder a primeira posição para Nico, que parou três voltas depois. A dupla da Mercedes, porém, adotou uma estratégia diferente: Hamilton optou por um segundo trecho de pneus médios, enquanto Rosberg colocou compostos duros. Uma aposta do alemão para tentar superar o britânico.

Os pilotos da RBR foram os que mais lucraram na primeira rodada de pit stops. Ricciardo voltou em terceiro, à frente de Bottas. Já Vettel, com a parada precoce, pulou para a nona colocação, logo atrás de Massa. Por pouco, Alonso não conseguiu tomar o sexto lugar de Kimi. Enfim inspirado, o “Homem de Gelo” ainda subiu para quinto ao ultrapassar Grosjean. Alonso foi no embalo e, pouco depois, também deixou o francês da Lotus para trás. O primeiro abandono da prova veio com Vergne, na 25ª volta, em razão de um problema no escapamento de sua STR.

Apesar de estar com pneus duros, Rosberg reduzia a desvantagem para Hamilton, aumentando suas chances de vitória. Mas o britânico acordou e começou a virar muito rápido, recolocando a diferença em 4s. Oitavo colocado, Massa fez sua segunda parada na 30ª volta e voltou em 14º. Poucas voltas depois, o brasileiro, que viu Alonso sair dos pits logo à sua frente, foi ultrapassado por Vettel, mas recuperou posições ao passo que os demais pilotos faziam suas paradas. Na volta 41, passou Magnussen para reassumir o oitavo lugar.

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Hamilton foi para os boxes na volta 43 e, mais uma vez, perdeu tempo nos boxes em razão de uma troca lenta de pneus, onde colocou compostos duros. Rosberg fez sua parada duas voltas depois, pôs pneus médios e retornou à pista 4s atrás do britânico. Mais veloz, o alemão voltou a reduzir a diferença para o líder. Mas o britânico respondeu na hora.
Na segunda rodada de pit stops, Alonso e Vettel ganharam a posição de Bottas e subiram para quarto e quinto, respectivamente. Raikkonen, Grosjean, Hulkenberg e Pérez completavam os dez primeiros. Massa não estava mais no top 10 porque, na volta 48, foi pela terceira vez para os boxes, em uma estratégia de três paradas, retornando em 14º novamente. Vettel e Alonso também partiram para uma estratégia de três paradas e retornaram em sexto e sétimo. Com isso, Bottas reassumiu a quarta posição, e Raikkonen, a quinta. Mas por pouco tempo. O tetracampeão da RBR deu o bote e tomou o lugar do “Homem de Gelo”.

Confira o resultado final do GP da Espanha:

1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes), com 1h41m05s155
2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) +0s636
3) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) +49s014
4) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) +1m16s702
5) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +1m19s293
6) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) +1m27s743
7) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) +1 volta
8) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) +1 volta
9) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +1 volta
10) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) +1 volta
11) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) +1 volta
12) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) +1 volta
13) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) +1 volta
14) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) +1 volta
15) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) +1 volta
16) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) +1 volta
17) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) +1 volta
18) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) +2 voltas
19) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) +2 voltas
20) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) +2 voltas

Não completaram:
Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) com 34 voltas
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) com 24 voltas

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