Evento realizado no passado - Foto: assessoria
Evento realizado no passado – Foto: assessoria

O município de Poxoréu (250 km de Cuiabá) já se prepara para o maior encontro de violeiros do Brasil e do estado de Mato Grosso. Neste ano, a Prefeitura de Poxoréu e o Sindicato Rural organizaram para o 12º Encontro Nacional de Violeiros três dias de festividades que ocorrerão entre de 5 à 7 de junho. O evento contará com mais de 20 atrações nacionais e regionais. A festa será realizada na Concha Acústica “Abraço da Viola” no Parque de Exposições e a entrada será franca mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.

O Encontro de Violeiros que já é tradição em Mato Grosso conta com as apresentações de violeiros profissionais e amadores de todo o país e tem como objetivo valorizar, difundir e preservar a cultura caipira, a música raiz e suas tradições promovendo ao público e aos artistas um intercâmbio cultural.

Leia também:  Bruno e Marrone falam sobre DVD com pitada de novo sertanejo: 'Não me imaginava cantando isso'

O evento que atrai milhares de admiradores da música raiz ao município tem como programação para este ano, a 6ª edição do Concurso Nacional de Violeiros Amadores Mirins e o 11º Concurso Nacional de Violeiros Amadores, além da escolha da Rainha dos Violeiros 2014, e o lançamento do CD de Pamela Viola volume 1.

De acordo com a organização, a expectativa é que o evento reúna cerca de 70 mil pessoas e para atender aos milhares de apreciadores da música caipira, o 12º Encontro de Violeiros contará com uma estrutura reforçada este ano, com amplo espaço para  estacionamento,  praça de alimentação com  restaurantes de grande porte, área de Camping, estandes e iluminação padrão no Parque de Exposição.

Para a prefeita de Poxoréu, Jane Lopes, a realização deste evento é de grande responsabilidade, visto que, atrai milhares de pessoas ao município, e neste período  é fundamental na revelação de novos talentos. “O encontro de violeiros é um evento de grande sucesso e tradição, e se tornou fundamental na carreira de muitos violeiros, o que triplica nossa responsabilidade em preservar a cultura raiz”, destacou.

Leia também:  Mais de 2 mil pessoas recebem chave da casa própria em Primavera

A prefeita ainda reforçou que a expectativa é que o evento reúna um público superior ao do ano anterior e é imprescindível ofertar ao turista e ao apreciador da moda de viola, conforto, lazer e descontração, para que estes se tornem os maiores divulgadores da festa.

O evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Mato Grosso e de várias empresas da iniciativa privada.

CONCURSO AMADOR

As inscrições para o 6º Concurso Nacional de Violeiros Amadores Mirins e 11º Concurso Nacional de Violeiros Amadores serão realizadas  pelo e-mail [email protected]ail.com ou pelos telefones: (66) 9615-1661/9611-6952.

Diversas duplas consagradas nacionalmente, além de dois grupos de catiras  já confirmaram presenças, sendo: João Mulato e Cassiano, Cacique e Pajé, Os considerados(catira), os guarás da catira, Vinicius e Venâncio, Mariângela Zan, Fernando e Osmair, Arnaldo Freitas, Barbara Viola e Sandra Reis, Jairo César e Rafael, Aurélio Miranda, Pamela Viola, Marcos Violeiro e Cleyton Torres, Juliana Andrade e Jucimara, Romano e Rosseri, Galvan e Galvãozinho, Bilora, Pereira da viola, Sudmar e João Ricardo, Paulo Cruz e Zé Eduardo, Lady e Laura,Tião Reis e Zé Mineiro, Vanderly e Valtencyr e Adriano e os dois mineiros. A novidade ficará por conta  das apresentações para o baile popular, com Júlio Coutinho e Banda e Éder e Cícero Viola.

Leia também:  Concurso da Seduc com 5,7 mil vagas encerra as inscrições nesta terça-feira (15)

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.