Agora MT Política PP e PR podem decidir caminhar juntos
ELEIÇÕES 2014

PP e PR podem decidir caminhar juntos

Lideranças das duas legendas que ainda dialogam com a oposição e a base governista devem se reunir nesta semana para discutir possível aliança

Fonte: Da redação com diário de Cuiabá
VIA

PR e PP, as duas legendas que vêm mantendo diálogo tanto com a oposição quanto com a base governista visando a eleição deste ano, podem se unir e decidir juntas de que lado ficarão.

A composição deve ser definida em um jantar entre as lideranças dos dois partidos a ser realizado ainda nesta semana.

Os primeiros republicano e progressista a anunciarem que estariam no mesmo palanque no pleito deste ano foram o senador Blairo Maggi (PR) e seu primo, empresário Eraí Maggi (PP).

O acordo de família, no entanto, parece ter motivado o restante dos partidos a juntar forças. Isso porque, aliadas, as duas legendas teriam mais poder de barganha, tanto com a situação quanto com o bloco oposicionista.

PP e PR somam, por exemplo, nove representantes na Assembleia Legislativa. Têm também bases eleitorais distintas no Estado, o que aumentaria o alcance da candidatura majoritária que ambos eventualmente venham a apoiar.

A composição ainda beneficiaria o PP, uma vez que o presidente regional da sigla, o deputado estadual Ezequiel Fonseca, pretende ser eleito à Câmara Federal em outubro. E também o PR, que pretende eleger o deputado federal Wellington Fagundes ao Senado. Com prioridades distintas, as legendas não competem entre si.

O PP possui ainda o, até o momento, candidato a vice-governador mais cotado pela base e pela oposição: Eraí Maggi. O progressista já recebeu, inclusive, um convite do senador Pedro Taques, cabeça da chapa oposicionista, para ocupar o cargo.

Nesta semana, ambas as legendas se mostraram mais propensas a apoiar o projeto de Taques ao Paiaguás, mas alguns fatores ainda pensam contra a aliança.

No PP o motivo é justamente o primeiro pacto firmado entre Blairo e Eraí Maggi. Isso porque o senador republicano já adiantou que não subirá no palanque de Taques por ter se comprometido com a presidente Dilma Rousseff (PT) a apoiar sua reeleição.

O pedetista tem como pré-candidatos à Presidência da República o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) e o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

Diante disso, o PP já estaria trabalhando a possibilidade de outro candidato a vice, o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Carlos Fávaro.

No PR, no entanto, o apoio a Taques também ainda não é uma unanimidade. A bancada da legenda da Assembleia estaria dividida. Uma parte ainda pretende continuar na base governista.

Com a situação, por outro lado, o PP já rompeu desde meados do ano passado, quando deixaram de apoiar o governo Silval Barbosa (PMDB) no Parlamento. Além disso, o presidente regional do PMDB, o deputado federal Carlos Bezerra, adiantou recentemente que não deve haver espaço na majoritária para os progressistas.

O PR, por sua vez, teria se irritado com o ultimato que recebeu na última reunião ampliada da base aliada, realizada no dia 5. Na ocasião, os demais partidos teriam dado 10 dias para que o partido decida de que lado ficará.

 

Relacionadas

Itamaraty diz que governo acompanha eleições na Venezuela com expectativa e preocupação

O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota nesta terça-feira (26) em que afirma acompanhar com "expectativa e preocupação" o processo eleitoral na Venezuela....

Vereador Adonias pede a implantação do Projeto Escola Amiga dos Animais em Rondonópolis

Está tramitando na Câmara Municipal um Projeto de Lei apresentado pelo vereador Adonias Fernandes (MDB), na segunda-feira (25), para instituir na Rede Municipal de...

PL realiza ato de filiação em Rondonópolis e reúne apoiadores

O Partido Liberal (PL) realizou na última sexta-feira (22) um ato de filiação em Rondonópolis e reuniu apoiadores para a adesão de novos nomes...

PF conclui inquérito e não indicia Bolsonaro por importunação de baleia jubarte

A Polícia Federal concluiu o inquérito para apurar se o ex-presidente Jair Bolsonaro importunou uma baleia jubarte durante um passeio de moto aquática em...

Projetos querem alterar lei para proibir prisão de quem vive sem trabalhar e não pode se sustentar

Pelo menos três projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional pedem para revogar o trecho da Lei de Contravenções Penais, de 1941, que...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas