Agora MT Política Prefeitos se preparam para nova mobilização em Brasília em defesa dos municípios...
POLÍTICA

Prefeitos se preparam para nova mobilização em Brasília em defesa dos municípios

Fonte: Da Redação com Assessoria
VIA

A luta pelo atendimento da pauta da XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios terá continuidade na próxima semana. A Confederação Nacional de Municípios – CNM está convidando os gestores municipais a estarem em Brasília, na próxima terça-feira (3), para mais um dia de mobilização.

O objetivo é manter-se engajados pelo julgamento dos royalties de petróleo no Supremo Tribunal Federal (STF); pelo aumento de 2% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM); para que os pisos salariais não impactem as finanças municipais; pelo reajuste dos programas federais defasados; e por mudanças na Lei do Imposto Sobre Serviços (ISS) no que diz respeito ao leasing, cartões de crédito e construção civil.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, disse que a mobilização permanente é necessária para que a pauta de reivindicações seja atendida. “É importante que os prefeitos estejam vigilantes e atuantes. A participação nas reuniões e o contato com os parlamentares pedindo o apoio para a votação dos projetos são fundamentais para que os resultados sejam positivos para os municípios”, assinalou.

Os gestores devem se reunir pela manhã no Congresso Nacional. “A luta é constante. Ela é iniciada na Marcha e nós temos que continuar trabalhando para sermos atendidos”, ressalta o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. As inscrições prévias para a Mobilização Permanente podem ser feitas pela internet, na página da CNM: www.cnm.org.br

PAUTA

A pauta de reivindicação dos municípios foi um dos assuntos debatidos durante o 31º Encontro de Prefeitos, realizado na semana passada pela AMM em parceria com o Governo do Estado e Assembleia Legislativa.

O aumento de 2% do Fundo de Participação dos Municípios encabeça a lista. As propostas de emenda constitucional que estão tramitando no Congresso (PEC 39/2013 SF e PEC 341/2013 CD) alteram a participação FPM dos atuais 23,5% para 25,5% da arrecadação nacional do IPI e do IR. Isso representaria, em 2014, um aporte de mais de R$ 7,2 bilhões aos cofres municipais, auxiliando, sobretudo, os pequenos e médios municípios, que têm no FPM uma de suas mais importantes fontes de receitas. No dia 3 de junho haverá uma mobilização em Brasília para reivindicar a aprovação do aumento do FPM.

A reformulação da Lei Complementar 116/2003 ISS também é destaque na pauta. O projeto pretende, além de incluir novas atividades econômicas na LC 116/2003, resolver o problema da guerra fiscal no ISS, alterando as operações de leasing, as operações com cartões de crédito e débito e a pacificação do entendimento da tributação das obras de construção civil. Com isso, será possível arrecadar, aproximadamente, R$ 5 bilhões a mais a cada ano e promover uma melhor equidade de receitas entre os municípios.

Os gestores também pleiteiam as desonerações do Imposto de Produtos Industrializados somente da parcela da União. O governo federal pode conceder renúncias de impostos para fomentar a economia. E, nestes últimos anos, uma das principais políticas macroeconômicas foi a de desonerações no IPI. O problema disso é que o IPI compõe o FPM, e a cada desoneração acaba acarretando menos FPM aos municípios.

A pauta também cobra a apreciação pelo Supremo Tribunal Federal da Lei 12.734/2012 com a redistribuição dos royalties de petróleo e gás. A CNM, com o movimento municipalista, conseguiu – após imensa luta junto ao Congresso Nacional – derrubar o veto a Lei 12.734/2012, que redistribui de forma mais justa os royalties de petróleo e gás das plataformas continentais. Esta lei encontra-se sob judice no STF esperando a manifestação da suprema corte sobre a sua constitucionalidade.

Os prefeitos também reivindicam o encontro de contas das dívidas previdenciárias. A CNM pautou a questão do encontro de contas das dívidas dos entes municipais junto à Previdência. Ou seja, abater da dívida dos municípios o que a Previdência deve a eles.

 

Relacionadas

Câmara dos Deputados aprova texto-base do novo ensino médio

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (20) o texto-base do projeto de lei que redefine a Política Nacional do Ensino Médio no Brasil....

Projetos querem alterar lei para proibir prisão de quem vive sem trabalhar e não pode se sustentar

Pelo menos três projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional pedem para revogar o trecho da Lei de Contravenções Penais, de 1941, que...

PL realiza ato de filiação em Rondonópolis e reúne apoiadores

O Partido Liberal (PL) realizou na última sexta-feira (22) um ato de filiação em Rondonópolis e reuniu apoiadores para a adesão de novos nomes...

PF conclui inquérito e não indicia Bolsonaro por importunação de baleia jubarte

A Polícia Federal concluiu o inquérito para apurar se o ex-presidente Jair Bolsonaro importunou uma baleia jubarte durante um passeio de moto aquática em...

Audiência Pública será realizada na próxima segunda (1º) para conscientizar pessoas idosas sobre fraudes

A Câmara Municipal de Rondonópolis irá realizar na próxima segunda-feira (1º), às 19h, uma Audiência Pública para discutir sobre denúncias de fraudes nos empréstimos...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas