O município de Barra do Bugres ampliou o número de estudantes da rede municipal de ensino beneficiados com o Programa Mais Educação. Em 2014 duas novas escolas passaram a contar com as atividades do programa: São Benedito, no Assentamento Cabaça, e Raimunda Leão, no Distrito de Nova Fernandópolis. Nas escolas Herculano Borges e Guiomar de Campos Miranda o Mais Educação foi implantado há 2 anos.

Com o funcionamento do programa nestas duas escolas, mais de 500 estudantes já são atendidos pelo Mais Educação, que tem como objetivo ampliar o tempo de permanência na escola pública, oferecer novas possibilidades educativas de crianças e adolescentes e contribuir para a melhoria da aprendizagem.

O Mais Educação induz e subsidia a implantação da educação integral nas escolas públicas do país. O programa tem como princípios a articulação das disciplinas curriculares com diferentes campos de conhecimento e práticas socioculturais, a constituição de territórios educativos para o desenvolvimento de atividades de educação integral, a integração entre as políticas educacionais e sociais e a valorização das experiências históricas das escolas de tempo integral.

Leia também:  Exportação de carne bovina aumenta e MT atinge novo recorde

O programa é realizado por meio da diversificação de atividades educacionais em que os alunos permanecem na escola em período integral, sendo um dedicado ao estudo das disciplinas da grade curricular e outro para as atividades das oficinas.

As atividades desenvolvidas são selecionadas pela escola a partir das seguintes áreas: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza; e educação econômica.

O Mais Educação (programa do governo federal) é desenvolvido em Barra do Bugres pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, sob a coordenação de Rosevania Venancio da Costa.

Leia também:  Inscrições para o 'Encontro de Bibliotecas de MT' vão até dia 25 de novembro

OFICINAS

Escola Herculano Borges: 150 estudantes participam das oficinas de dança, atletismo, canto (coral), letramento (português), matemática e horta.

Guiomar de Campos Miranda: 150 alunos se dedicam as oficinas de letramento, matemática, dança, rádio escolar e horta.

São Benedito: 120 estudantes aprendem pintura, artesanato e brinquedos regionais, letramento, matemática e horta.

Raimunda Leão: 87 alunos desenvolvem atividades de artesanato e brinquedos regionais, matemática, letramento, futebol e horta.

Durante o período em que os estudantes permanecem no programa eles recebem café da manhã e almoço (para os participam das oficinas na parte da manhã) e almoço e lanche (para os que desenvolvem as oficinas à tarde).

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.