O Sistema Nacional de Emprego (SINE) em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realiza nesta sexta-feira (30) o Dia D para inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados.

Durante o dia o SINE dedicará o atendimento para às pessoas com deficiência e aos beneficiários reabilitados, visando a inclusão no mercado de trabalho. Onde serão reunidos no mesmo espaço as empresas que vão disponibilizar vagas e os trabalhadores candidatos a uma oportunidade de emprego.

A ação tem como finalidade dar oportunidade para que as pessoas com deficiência possam ser incluídas no mercado de trabalho. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que no Brasil há 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que corresponde a quase 24% do total da população, em contrapartida o levantamento da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) 2012, aponta que apenas 330 mil estão no mercado formal de trabalho, o que corresponde a 0,70% do total de vínculos empregatícios.

Leia também:  Sem apoio do município, Atletismo de Rondonópolis pede doações para participar de campeonato

A Lei Federal nº 8.213/91 (Lei de Cotas) obriga as empresas com mais de 100 funcionários a incluírem pessoas com deficiência (PcD) ou beneficiário reabilitado no seu quadro de efetivos e o MTE atua para que essa contratação se dê da melhor maneira possível.

Em Rondonópolis o evento acontecerá das 07h30 às 17h no SINE, localizado na rua João Pessoa, 1373, centro. Assim como em diversos postos de atendimento do órgão nas cinco regiões do país.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.