Quem vive em grandes centros urbanos,  sabe que ficar horas dentro do carro faz parte da rotina. Ficar na mesma posição cansa e, muitas vezes, isso faz com que a postura seja prejudicada, o que pode causar dores no corpo.

Você presta atenção na sua postura enquanto está ao volante?

A inclinação do banco, a distância do assento e a altura do volante são alguns dos fatores que favorecem o surgimento de dores e tensões. A falta de flexibilidade no corpo e de fortalecimento muscular aliado a uma postura errada causa dores, cansaço, tensão, desconfortos e favorecem, inclusive, o surgimento de hérnias de disco. Sem contar que permanecer por muito tempo na mesma posição reduz a circulação dos pés e nas mãos.

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Com a ajuda da personal trainer Iva Bittencourt, confira as dicas de como dirigir com postura correta:

Posição do corpo ao dirigir:

1 – Mantenha o corpo apoiado e preso ao banco pelo cinto de segurança de forma justa;

2 – As pernas devem estar entre 95 e 100 graus, nem alongadas nem flexionadas demais. As coxas devem ficar encostadas no assento e a parte posterior dos joelhos, livres;

3 – Mantenha os pés apoiados nos pedais e os calcanhares apoiado no chão do veículo;

4 – Deixe as mãos firmes ao volante com punhos apoiados e os braços semiflexionados, mantendo as costas apoiadas no banco;

5 – Nunca use o celular entre a cabeça e o ombro para não causar tensão no pescoço, além de correr riscos;

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6 – A altura do banco deve ser proporcional à altura do condutor para permitir uma visão geral;

7 – Mantenha a inclinação e a distância do volante de maneira que permita a leitura fácil do painel;

Quando parar no semáforo:

1 – Use o freio de mão e desengate o carro para descansar as pernas. Flexione-as levemente por 4 ou 5 vezes;

2 – Flexione os pés e estenda-os por 4 ou 5 vezes;

3 – Gire o pescoço para os lados, para cima e para baixo;

4- Estique os dedos um a um com a outra mão;

5- Movimente os ombros para frente e para traz;

6 – Alongue os braços na frente do tronco;

7 – Alongue os braços atrás da cabeça;

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8 – Inspire profundamente e expire devagar ouvindo músicas suaves;

9 – Se dirigir por muito tempo, pare a cada duas horas e faça alongamentos.

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