Agora MT Política Depoimento de testemunhas do caso André Vargas é adiado para dia 25
POLíTICA

Depoimento de testemunhas do caso André Vargas é adiado para dia 25

Fonte: Da redação com Agência Câmara Notícias
VIA

Foto: Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Foto: Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados adiou para a próxima quarta-feira (25) o depoimento de sete testemunhas do processo contra o deputado André Vargas (PT-PR) – nenhuma delas compareceu na reunião marcada para hoje (18).

O relator do processo, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), ressaltou que o não comparecimento pela segunda vez, na próxima semana, permitiria ao colegiado dispensar a oitiva das testemunhas, conforme o Código de Processo Civil. O prazo para Delgado apresentar o relatório termina no dia 24 de julho.

Das sete testemunhas convidadas por Delgado, apenas três comunicaram que não poderiam comparecer: Bernardo Tosto, dono do jatinho que teria sido usado por Vargas em viagem de férias com a família para João Pessoa (PB); o secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, que teria intermediado as negociações com o laboratório Labogen; e o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). A pedido de Tosto, o colegiado concordou que ele preste os esclarecimentos por escrito.

As demais testemunhas que não compareceram foram: o presidente do PT, Rui Falcão, o líder do partido na Câmara, deputado Vicentinho (SP), e os donos do Labogen, Leonardo Meireles e Esdras Ferreira. “Havia a disposição deles estarem presentes e não o fizeram. Fizemos esse segundo convite para semana que vem e é importante ressaltar que o silêncio e a ausência diz muita coisa nesse processo”, afirmou o relator.

Delgado comunicou ainda que o doleiro Alberto Youssef – preso durante a operação Lava Jato, da Polícia Federal, contra lavagem de dinheiro – deverá ser ouvido no dia 1º de julho, às 11 horas, por meio de videoconferência. “Ainda precisamos esclarecer como isso será feito, se será aberto a perguntas dos parlamentares, por exemplo”, disse o deputado.

Defesa
Presente na reunião, o advogado de André Vargas, Michel Saliba, questionou o relator se o colegiado não deveria aguardar as decisões preliminares da Justiça em relação à Operação Lava Jato, antes de se pronunciar sobre o caso. Para Saliba, antes disso, qualquer decisão do conselho poderia dar margem a recurso à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Em resposta, Delgado disse que o processo encontra-se na fase de instrução e que o recurso à CCJ só cabe após concluído o processo disciplinar, devendo ater-se apenas a possíveis vícios encontrados no processo. “Não cabe a essa relatoria a responsabilidade de protelação desse processo. Entendo as prerrogativas do advogado, mas estamos seguindo o Código de Ética da Câmara”, completou.

As testemunhas de defesa do deputado Andre Vargas serão: o doleiro Alberto Youssef; o prefeito de Pitanga (PR), Altair José Zampier; o prefeito de Apucarana (PR), Beto Preto; o deputado estadual do Paraná Ênio Verri (PT); a chefe de gabinete de Vargas, Cleide Amorim; o empresário Roberto Vezozzo; o advogado Luiz Gustavo Rodrigues Flores; e o prefeito de Alvorada do Sul (PR), João Carlos Peres.

Relacionadas

PF conclui inquérito e não indicia Bolsonaro por importunação de baleia jubarte

A Polícia Federal concluiu o inquérito para apurar se o ex-presidente Jair Bolsonaro importunou uma baleia jubarte durante um passeio de moto aquática em...

Audiência Pública será realizada na próxima segunda (1º) para conscientizar pessoas idosas sobre fraudes

A Câmara Municipal de Rondonópolis irá realizar na próxima segunda-feira (1º), às 19h, uma Audiência Pública para discutir sobre denúncias de fraudes nos empréstimos...

Câmara dos Deputados aprova texto-base do novo ensino médio

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (20) o texto-base do projeto de lei que redefine a Política Nacional do Ensino Médio no Brasil....

Vereador Adonias pede a implantação do Projeto Escola Amiga dos Animais em Rondonópolis

Está tramitando na Câmara Municipal um Projeto de Lei apresentado pelo vereador Adonias Fernandes (MDB), na segunda-feira (25), para instituir na Rede Municipal de...

Projetos querem alterar lei para proibir prisão de quem vive sem trabalhar e não pode se sustentar

Pelo menos três projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional pedem para revogar o trecho da Lei de Contravenções Penais, de 1941, que...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas