A síndrome pré menstrual afeta milhões de mulheres em idade reprodutiva. Ocorre principalmente na semana que antecede a menstruação. Seus sintomas principais são: irritabilidade, inquietação, alterações de humor, enxaqueca, aumento de apetite, desejo por doce, insônia, aumento de peso, inchaço abdominal e nas extremidades, dores nos seios e na lombar.

A vontade de comer doces e alterações no humor estão associadas com a diminuição da serotonina no nosso organismo. O consumo de alimentos ricos em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina tem mostrado melhora desses sintomas.

Fontes de triptofano: Arroz integral, pão integral, aveia, nozes, castanhas, lentilha, feijão, abacate, cacau.

Outros nutrientes essenciais para formação da serotonina são a vitamina b6, o magnésio e o ácido fólico.

Fontes de vitamina b6: Cereais integrais, banana, feijão, lentilha, grão de bico.

Fontes de magnésio: Cereais integrais, vegetais folhosos escuros e castanhas.

Fontes de ácido fólico: vegetais folhosos escuros, rúcula, couve, agrião, alface, brócolis.

A vitamina E e o ômega 3 podem aliviar alguns sintomas como ansiedade irritabilidade e sensibilidade mamária em razão de seu potencial antioxidante.

Fontes de vitamina E: sementes de girassol, gergelim, abóbora, nozes, castanhas, amêndoas.

Fontes de ômega 3: Salmão, atum, arenque, cavala, castanhas, nozes, linhaça (triturada).

Alguns sintomas como ansiedade, irritabilidade, depressão, distúrbios de personalidade podem estar envolvidos com a diminuição do cálcio sanguíneo.

Fontes de cálcio: Gergelim, brócolis, vegetais verde escuro, sardinha, amêndoas, grão de bico, aveia, leite e derivados.

Alguns alimentos como melão, melancia, abacaxi, beterraba, salsa, cenoura e pepino são diuréticos, ou seja ajudam a eliminar os líquidos retidos.

Mulheres que possuem com frequência esses sintomas, é interessante reduzir o consumo de sal e alimentos ricos em sódio, cafeína, alimentos gordurosos, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.