Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Veja como a melancia pode ajudar a controlar a pressão arterial
SAúDE E BEM-ESTAR

Veja como a melancia pode ajudar a controlar a pressão arterial

Fonte: Da redação com Universo Jatobá
VIA

A Magali, personagem da Turma da Mônica, pode até ser comilona, mas está certa em optar por sempre ingerir melancia. Segundo estudo da Universidade Estadual da Flórida, nos Estados Unidos, a fruta pode reduzir a pressão arterial em pessoas com excesso de peso. A pesquisa foi publicada no American Journal of Hypertension.

Os cientistas partiram do princípio que, em épocas de temperaturas mais baixas, o coração tem que trabalhar mais, provocando um estresse cardíaco maior, uma vez que a pressão para o bombeamento de sangue aumenta. Obesos têm, portanto, riscos mais elevados de ter ataques cardíacos quando expostos a ambientes com baixas temperaturas ou durante o inverno.

O que fazer, então, para reduzir os riscos dessas pessoas? A melancia é a resposta. Liderado pelo professor Arturo Figueroa, o estudo teve como foco, durante três meses, 13 homens e mulheres obesos, de meia idade e hipertensas.

Divididas em dois grupos, uma parte das pessoas tomou placebo durante seis semanas. Ao longo do mesmo período, a outra turma ingeriu L-citrulina e L-arginina, ambas de estrato de melancia. Depois, eles inverteram a medicação pelas seis semanas restantes.

Durante a análise, os participantes deixaram de tomar quaisquer medicamentos para o controle da pressão arterial e não puderam alterar o estilo de vida, como fazer dietas ou intensificar atividades físicas.

Para simular condições de tempo frio, os hipertensos mergulhavam as mãos em água a 4ºC, enquanto os pesquisadores mediam pressão e outros aspectos vitais.

O estudo mostrou que consumir melancia teve um impacto positivo na pressão sanguínea e em parâmetros vasculares. Em análises anteriores, Figueroa também teve resultados positivos ao examinar o como a melancia age com relação à função arterial de mulheres no pós-menopausa e também em adultos pré-hipertensos.

A melancia é muito refrescante no verão e pode ser uma ótima aliada no inverno também. Além de ingerir a fruta, para diversificar, você também pode fazer sucos! A fruta é diurética, antioxidante e dá sensação de saciedade.

Anote um suco de melancia com água de coco:

Bata 500g de polpa de melancia, ¾ xícara de chá de água de coco e uma colher de sopa de gengibre. Tome na hora!

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas