Agora MT Política Aprovado projeto que prevê aumento salarial para policiais
POLíTICA

Aprovado projeto que prevê aumento salarial para policiais

Fonte: Da redação com assessoria
VIA

A reestruturação da carreira e aumento salarial da Polícia Militar e Civil foi aprovada pelos deputados estaduais na sessão noturna desta quarta-feira (3), na Assembleia Legislativa.

A atuação do deputado José Riva (PSD) foi considerada como decisiva para as categorias nos pleitos da Polícia Militar, com a conquista do aumento salarial de aproximadamente 30% para os oficiais e 45% para os praças. Já para a Polícia Judiciária Civil (PJC), o acréscimo foi de 15% para investigadores e escrivães. Os reajustes começam a valer em janeiro do próximo ano.

Segundo o presidente da Associação de Cabos e Soldados, cabo Adão Martins da Silva, a mediação de Riva foi imprescindível para a conquista da categoria.

“Já estávamos sem perspectiva de reposição salarial e o deputado Riva foi fundamental para essa vitória. O governo também foi sensível ao nosso pedido e todos os militares estão felizes com a valorização”.  

Presidente da Associação dos Oficiais de Mato Grosso, major Wanderson Nunes, afirmou que a categoria agradece o empenho do deputado, que sempre defendeu melhorias salariais e estruturais para os policiais.

“Para nós, o aumento foi histórico. Nunca antes, na história da Polícia Militar, tivemos acréscimo salarial tão significativo. Conseguimos, fruto da união das associações, do comando-geral, e principalmente da interlocução da Assembleia Legislativa junto ao Governo do Estado, através do deputado Riva, que nos acolheu e sempre olhou as nossas causas. Recebi mais de 100 ligações apenas hoje de policias felizes com a aprovação da mensagem”, afirmou.

De acordo com o presidente da Associação dos Sargentos, Subtenentes, Oficiais administrativos e Especialistas (Assoade), Luciano Esteves Correa da Costa, a participação de Riva foi decisiva para a reestruturação da carreira dos militares.

“A Assembleia Legislativa sempre abraçou o pleito da categoria e por isso, pedimos o apoio para a reestruturação salarial. Fomos contemplados e agradecemos o deputado Riva, que intermediou as conversas com o Poder Executivo e defendeu o nosso pedido”, agradeceu.

Riva lembrou que as categorias mereciam a reestruturação da carreira em função do empenho e dedicação para a manutenção da segurança pública. “Precisamos valorizar os nossos servidores e a Assembleia Legislativa sempre foi parceira das categorias na defesa dos seus pedidos”, argumentou.

INTERMEDIAÇÃO – A intermediação dos deputados estaduais impediu, inclusive, que as categorias entrassem em greve. Os militares, por exemplo, fizeram manifestação em maio com cerca de mil praças e oficias que estiveram na Assembleia Legislativa, pedindo apoio dos parlamentares. Na oportunidade não descartaram o aquartelamento e afastaram a possibilidade após a abertura do diálogo com o Poder Executivo, com intermediação de Riva.

Com os investigadores e escrivães também foi da mesma forma. Houve ameaça de greve em função do Governo do Estado recusar a abertura do diálogo. A categoria pediu o apoio de Riva, que intermediou o contato e posteriormente os avanços aconteceram e a reestruturação salarial foi definida.

“Quando todas as portas estavam fechadas para nós, o deputado Riva interviu e conseguimos a abertura do diálogo com o Governo, que resultou na reestruturação da carreira. Agradecemos mais uma vez o parlamentar, que sempre está ao lado dos servidores e nunca se recusou a atender nenhuma carreira”, explicou a presidente licenciada do Sindicato dos Escrivães (Sindepojuc), Genima Evangelista.

A reestruturação da carreira e reposição salarial representa a valorização dos investigadores e escrivães, de acordo o presidente do Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil (Siagespoc), Aníbal Marcondes Fonseca.

“Tentamos muito abrir diálogo, mas recebíamos sonoros não da equipe econômica do governo. Procuramos o deputado Riva e com a interlocução dele, houve a abertura das negociações e fomos atendidos com o aumento. Toda a categoria está satisfeita”, confirmou.

Relacionadas

Relatório do CNJ aponta ‘falta de imparcialidade e transparência’ de Sergio Moro na Lava Jato

O relatório do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) sobre a atuação do ex-juiz Sergio Moro e desembargadores na Operação Lava Jato apontou que existiu...

Após problema de superlotação no PA Infantil não ser resolvido, vereador apresenta requerimento e cogita abertura de CEI

Durante Sessão Ordinária nesta quarta-feira (17), na Câmara Municipal de Rondonópolis, o vereador Gerson Moreira (MDB) apresentou um requerimento para que a secretária de...

Ministro quer modernização de contratos com distribuidoras de energia

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou, na sexta-feira (12), que os contratos com as concessionárias de distribuição de energia devem ser...

Onda de crimes contra bancos e carros-fortes gera cobrança por aprovação da ‘Lei do Novo Cangaço’

Os ataques a uma agência bancária e a três carros-fortes em três cidades diferentes no interior de São Paulo, registrados em uma única madrugada...

PF deve ir até o fim do mês aos EUA para investigar negociação de joias recebidas por Bolsonaro

A Polícia Federal deve ir ainda neste mês aos Estados Unidos fazer mais investigações que envolvem a negociação de venda de joias recebidas pelo...

Senado deve votar nesta terça se posse e porte de qualquer quantidade de droga ilícita é crime

O plenário do Senado começa a votar nesta terça-feira (16) a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que criminaliza a posse e o porte...

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

O salário mínimo em 2025 será de R$ 1.502, com aumento nominal de 6,39%. O reajuste consta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias...

Vereador alega estar sofrendo represálias e sendo impedido de acessar informações públicas após mudança de partido

Vereadores da oposição comentaram nesta quarta-feira (17), durante sessão na Câmara Municipal, sobre a suposta omissão de informações por parte da equipe do prefeito...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas