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BC observa queda no número de reclamações contra bancos

Fonte: da redação com Valor Econômico
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O número de reclamações contra os bancos caiu pelo segundo mês consecutivo. De acordo com levantamento do Banco Central (BC), em junho, foram registradas 1.748 queixas procedentes, queda de 7,76% sobre as 1.895 queixas observadas em maio. Em junho de 2013, foram registradas 2.406 reclamações. Vale lembrar que, por conta dos jogos da Copa do Mundo e a decretação de feriados parciais ou totais em algumas praças, muitas agências bancárias fecharam mais cedo ou sequer foram abertas.

Entre os bancos com mais de um milhão de clientes, o Santander seguiu na liderança no número de reclamações. Para montar esse ranking, o BC utiliza o número de reclamações procedentes – aquelas que infringem normativos do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do próprio BC – dividido pelo número de clientes protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), multiplicado por cem mil. Com isso, chega-se a um índice.

O Santander teve 316 reclamações procedentes no mês passado e contava com 22,851 milhões de clientes sob o FGC. Com isso, seu índice foi de 1,38, recuando de 1,81 em maio. O HSBC subiu da terceira para a segunda colocação, com índice de 1,06. O banco teve 64 reclamações divididas entre 6,026 milhões de clientes. O Banrisul aparece em terceir o lugar, ao apresentar índice de 0,86. Foram computadas 21 reclamações para um universo de 2,417 milhões de correntistas. O Itaú aparece no quarto lugar, tomando a posição do Banco do Brasil, com índice de 0,78, resultado de 209 reclamações procedentes para 26,664 milhões de clientes. Encerrando o “top five” está o Banco do Brasil, com índice de 0,74. Foram 275 reclamações para 36,843 milhões de correntistas.

No ranking geral de reclamações, os débitos não autorizados lideram a lista, com 299 ocorrências. O Santander é líder, com 83 reclamações procedentes, seguido por Caixa Econômica Federal (76) e Banco do Brasil (56). O segundo maior número de reclamações foi a restrição injustificada à portabilidade de crédito consignado, com 160 queixas – o BMG apontou 113 ocorrências ou 71% do total. No mês anterior, as reclamações desse tipo somaram apenas três ocorrências, com o BMG respondendo por duas delas. A cobrança irregular com serviços não contratados ficou em terceiro lugar, com 141 reclamações, sendo 40 do BB, 27 do Itaú e 22 da Caixa.

Entre os bancos com menos de um milhão de clientes, o BMG aparece em primeiro lugar, com índice de 2.925, resultado de 195 reclamações (113 só no crédito consignado) para 6.665 clientes protegidos pelo FGC. O BPN Paribas aparece em segundo lugar, seguido pelo J.Malucelli, Pan e Fibra.

Entre as administradoras de consórcio, o BC computou 14 reclamações no mês passado ante 21 em maio. As principais queixas foram com relação à liberação de crédito e descumprimento de obrigações contratuais e prazos.

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