Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Conheça os benefícios do Açaí
SAúDE E BEM-ESTAR

Conheça os benefícios do Açaí

Fonte: Da Redação com Universo jatobá
VIA

O açaí é uma fruta do norte do Brasil e tem a fama de ser super calórica. Ele é rico em proteínas, cálcio, magnésio, potássio, ferro e também é fonte de vitaminas C, B1 e B2. Quem gosta de consumir o açaí nem pode imaginar quantos benefícios essa fruta pode trazer para a saúde. Confira abaixo 8 benefícios do açaí:

1 – Previne o envelhecimento: O açaí é rico em antocianinas, que são os antioxidantes, por isso ele pode ajudar na prevenção do envelhecimento das células e dos órgãos.

2 – Faz bem ao coração: O açaí possui uma gordura saudável, parecida com a que está presente no azeite de oliva. Essa gordura é chamada da monoinsaturada, ela traz benefícios para o sistema cardiovascular e também previne doenças do coração. Além disso, essa fruta também é rica em fibras e fitoesteróis, que ajudam no bom funcionamento do coração.

3 – Reduz o colesterol: Pesquisadores da Universidade Federal do Pará observaram que o consumo regular de açaí diminui o colesterol. Isso se deve à antocianina, corante presente no açaí, que também é encontrado na uva e em outros alimentos que possuem a coloração roxa. Um litro de açaí tem até 35 vezes mais antocianina do que um litro de vinho tinto.

4 – Fortalece os ossos: O açaí é rico em cálcio, mineral que é fundamental para manter ossos e dentes fortes. Por causa desse benefício ele é recomendado para crianças na fase de crescimento. Já para os adultos, o consumo de açaí pode ajudar a prevenir doenças como osteoporose e a hipertensão.
5 – Evita câimbras: O potássio que é encontrado no açaí previne o aparecimento de câimbras. O consumo dessa fruta aliado à ingestão de água durante a atividade física pode reduzir as câimbras que são causadas pela desidratação.

6 – Afrodisíaco: Os nativos da Amazônia dizem que o açaí é um ótimo afrodisíaco. Os homens podem consumir uma tigela de açaí para manter o apetite sexual. O açaí também pode ser usado para casais que encontram dificuldades para engravidar e para homens com problemas de impotência sexual.

7 – Anti-inflamatório: Alguns estudos revelaram que o açaí ajuda a aliviar os sintomas de doenças causadas por inflamação crônica como a asma. Por isso, a fruta pode ser usada para diminuir a dor e a inflamação.

8 – Fonte de energia: O açaí é rico em carboidratos que são necessários para aqueles que praticam esportes. Aliado ao aminoácido que também está presente na fruta, ele atua na regeneração muscular após a prática de atividades físicas.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas