Agora MT Editoriais Equilíbrio Ideal | Está emagrecendo ou perdendo peso?
EDITORIAIS

Equilíbrio Ideal | Está emagrecendo ou perdendo peso?

Fonte: Por Talitta Reis / Fotos: reprodução
VIA

balança

Quem leu nosso título e pensou: Mas não é a mesma coisa? Acredite, são coisas totalmente diferentes.

Primeiramente devemos conhecer nossa composição corporal. Nosso corpo é composto de água, massa muscular, gordura e ossos. Quando emagrecemos perdemos parte desses compostos do nosso organismo, e vemos o resultado na redução de peso na balança.

Com objetivo de emagrecer de forma rápida, muitas pessoas fazem dietas extremamente restritas, com exclusão de grupos de alimentos, carboidratos, calorias e consequentemente exclusão de muitos nutrientes importantes para o funcionamento vital do organismo.

A perda de peso de forma rápida ocorre devido à redução de gordura, água e massa muscular. Já no emagrecimento o enfoque fica para a diminuição da gordura corporal, que muitas vezes é o responsável pelo aumento do peso.

caneta

A perda de massa muscular acontece por que ao contrário do que se imagina, ao restringir muito calorias ou carboidratos, nosso organismo usa a massa muscular também como fonte de energia e não somente os estoques de gordura.

O músculo é um dos tecidos mais ativos do nosso organismo, um dos que mais contribui para nosso gasto energético, por isso sua diminuição gera redução do metabolismo e gasto calórico diário. Dessa forma as mesmas calorias que eram gastas normalmente pelo organismo, agora ficam em excesso e facilita assim o ganho de peso, também conhecido como efeito sanfona.

peso

Outras consequências da perda de peso rápida é diminuição na imunidade, deficiência nutricional de micronutrientes essenciais, flacidez, fadiga constante, falta de atenção, maior possibilidade de lesões e muitas outras consequências indesejáveis à saúde.

Portanto ignore a balança e preocupe-se com sua composição corporal. LEMBRE-SE que para um emagrecimento saudável é fundamental o acompanhamento da composição corporal, exatamente para verificar se a perda de peso está ocorrendo devido à perda de gordura, e se a massa magra está sendo preservada.

peso2

 

 

 

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas