barra de cereal
Barra de Cereal – Foto: reprodução

Quando pensamos em alimentação saudável, nos deparamos com diversas opções de produtos nos supermercado versões light, zero, rico em fibras, ganham cada dia mais espaço nas prateleiras e nos carrinhos de compra. Mas será que esses alimentos são tão bons assim?

Iogurte – Nesse produto é possível encontrar várias versões, light, zero, grego, rico em cálcio, com frutas. Mas o que deve ser observado são os ingredientes, todas as versões com sabores possui grande quantidade de açúcar, corantes e outros aditivos químicos. Portanto prefira o iogurte natural (sem sabor) e adicione você mesmo o sabor que preferir, frutas mais doces (manga, morango, abacaxi, pêssego, damasco, ameixa seca, frutas vermelhas), mel, castanhas.

Barra de cereal – Esse é o produto mais escolhido para a hora que bate a fome, mas acredite, a maioria das versões que existem no mercado, vão te fazer sentir fome mais rapidamente. Isso acontece por que a maioria das barras de cereais possui grande quantidade de açúcar e cereais refinados. Essa combinação gera aumento da glicemia, como resposta nosso organismo baixa esse açúcar no nosso sangue de forma rápida, gerando assim mais fome. Prefira as barras de cereais que possuam cereais integrais e que o açúcar seja um dos últimos itens na lista de ingredientes, ou que seja adoçada com mel.

Peito de peru – O peito de peru é um embutido como a salsicha, linguiça, o presunto. Sua única vantagem com relação ao restante é possuir menor quantidade de gordura, porém possui grande quantidade de sódio, e outros aditivos químicos, dentre eles o nitrito, uma substância potencialmente cancerígena, relacionada ao aumento de câncer do trato digestivo em animais.

Gelatina – Primeiramente a gelatina possui grande quantidade de corantes, alguns desses relacionados com casos de hiperatividade, déficit de atenção, asma, hipersensibilidade alimentar e até mesmo câncer. Além disso possui grande quantidade de açúcar ou adoçantes.

Bebida de soja – Essa bebida possui grande quantidade de aditivos químicos, corantes, açúcares ou adoçantes. A maior parte da soja produzida nos país é transgênica, além disso o grão passa por muitos processos químicos para inativar seus fatores antinutricionais.

Margarina – A margarina é composta de óleo vegetal que passa por um processo de hidrogenação para permanecer em estado sólido, dessa forma sua gordura transforma-se em gordura trans. Naturalmente a gordura trans não faz parte do nosso organismo, com o seu consumo essa gordura é incorporada na membrana das nossas células, alterando as funções de todo nosso organismo.

Portanto, não se iluda com embalagens, priorize alimentos e não produtos alimentícios. Alimentos naturais, frutas, legumes, grãos são muito mais saudáveis que produtos alimentícios, prontos ao consumo, pois são processados e adicionados inúmeros aditivos químicos que podem causar males a saúde.

 

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.