Foto: reprodução
Quinoa – Foto: reprodução

Quinoa

Esse é um grão muito consumido pela população andina, considerado um dos alimentos mais completos do mundo, devido ao equilíbrio de nutrientes de sua composição.

Excelente fonte de ômega 3 e 6, possui carboidratos de baixo índice glicêmico, e não possui glúten, uma alternativa para os celíacos. Possui grande quantidade de proteínas, uma boa opção para quem deseja substituir a proteína animal. Ela também contém vitaminas como a vitamina A, E, e do complexo B, e minerais como o ferro, o zinco, o fósforo, o potássio e o magnésio.

A quinoa é um alimento muito indicado para o consumo após atividade física, pois fornece carboidratos e aminoácidos essenciais e necessários para a formação de massa muscular. O grão também é rico em fibras, que melhora o funcionamento e saúde do intestino.

Amaranto

O amaranto é um grão originário do peru, possui proteínas de alto valor biológico, fibras, vitaminas e minerais superiores aos observados na maioria dos cereais como arroz, milho, trigo, centeio e cevada. Apresenta grandes quantidades de cálcio, podendo ser substituto do leite e também possui ferro, zinco, fósforo, vitaminas A e C.

É um grão rico em antioxidantes, e por isso atua na prevenção de doenças do coração e do câncer. Além disso o amaranto também não contém glúten.

Sugestão de consumo de quinoa e amaranto

Podem ser acrescidos em frutas, sucos, vitaminas, iogurtes, sopas, ensopados, recheios. A farinha pode ser acrescentada em diversas preparações como pães, bolos, tortas, biscoitos e massas.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.