Júnior Rafael Rosa Fagundes, de 12 anos, se classificou no último dia 19 para o Campeonato Pan-Americano de Karatê em seletiva nacional realizada na cidade de Guarulhos. O torneio será realizado entre os dias 25 e 31 de agosto, em Lima, no Peru. Júnior, de São José dos Campos, será o único representante do Vale do Paraíba e do Estado de São Paulo na categoria Infantil A.

Os melhores colocados no campeonato intercontinental serão escolhidos para disputar o Mundial com a seleção brasileira em novembro, na Alemanha. O garoto, faixa marrom na modalidade, conquistou a vaga na seletiva após ser Campeão Brasileiro Zonal, em junho. A oportunidade seria destinada ao campeão nacional geral, mas a final aconteceria apenas em outubro. Com isso, a CBK (Confederação Brasileira de Karatê) organizou o eliminatório para preencher a vaga.

Leia também:  Cuiabá Arsenal embarca em busca de vaga na final do brasileiro

– Ele está feliz de ter conseguido essa vaga, este ano esta sendo um ano de grandes conquistas e ele está mais técnico – afirmou Viviane Fagundes, mãe do carateca.

O joseense participará ainda em setembro do 2º Open da América de Karatê, no Uruguai.

Trajetória

Júnior Rafael, que está no 8º ano da Escola Municipal Profª Maria de Mello, iniciou no esporte aos seis anos de idade por indicação de um neurologista. Na época, ele foi diagnosticado com “Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade” e fez uso por alguns anos de “ritalina”, medicamento tarja preta. Com a prática esportiva, as doses do remédio foram diminuindo e ele recebeu alta.

Leia também:  Luve vence fora de casa e escapa da degola

Após se destacar em torneios municipais e regionais, foi convidado para integrar a equipe de alta performance do Tênis Clube de São José dos Campos, onde tem acompanhamento médico e nutricional. O bom desempenho no tatame rendeu duas bolsas de estudos integrais em uma escola de inglês e em uma escola preparatória.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.