As esculturas que retratam a história e a identidade cultural de Sorriso estão passando por um processo de revitalização. A equipe do Departamento de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, vem realizando reparos e pintura nos 28 monumentos espalhados pela cidade, como o “Adão e Eva” na Área Verde Central, o “Agricultor” na Avenida Porto Alegre, o “Gaúcho” na Avenida Blumenau, e o “Nordestino” na Praça das Fontes.

Além de revitalizar as esculturas, a equipe também atuou na reforma e readequação paisagística da Praça das Fontes, transformando algumas fontes em jardins suspensos. O objetivo da alteração é garantir um espaço visualmente agradável e evitar o risco de formação de criadouros do mosquito da dengue com o acúmulo de água no local.

Leia também:  Unidade Padrão Fiscal será reduzida para o mês de setembro em MT

“A Praça das Fontes tem se tornado um ponto de encontro para as famílias sorrisenses nos fins de tarde, onde as crianças podem brincar livremente, desfrutando de momentos de lazer e integração, por isso, pensamos em tornar este local ainda mais atrativo e livre de qualquer risco de proliferação de insetos”, enfatiza a coordenadora do Departamento, Adriana Tavares.

De forma integrada entre suas secretarias e também com apoio da iniciativa privada, a Prefeitura de Sorriso vem promovendo continuamente a revitalização destes espaços públicos, bem como a realização de atividades que permitam a utilização deles. Um bom exemplo é o projeto Ginástica na Praça, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que transforma a Praça das Fontes em uma grande academia ao ar livre as segundas, quartas e sextas-feiras.

Leia também:  MPE denuncia parlamentar por lesão corporal e ameaça praticados contra jornalista em Juara

Assim como a Praça das Fontes, a intenção é promover o lazer, a prática esportiva, e, consequentemente, a saúde, em outros pontos de Sorriso. O Parque Ecológico Municipal Claudino Francio, por exemplo, recebeu iluminação em toda a sua área frontal, permitindo que a população também desfrute do local no período noturno. O serviço foi realizado por meio de uma parceria com a Araguaia Imóveis.

Outros locais que passarão por reforma são os parques infantis dispostos nas praças da cidade. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer já fez o levantamento de todas as necessidades e o planejamento das novas estruturas, que devem seguir o modelo das “Academias da Primeira Idade”, com equipamentos que, além de divertir, também estimulam o equilíbrio e a coordenação motora. O processo está em fase de licitação.

Leia também:  Município de MT registra tremor de terra e deixa moradores preocupados

Além de revitalizar estes espaços, a Prefeitura vem ainda, continuamente, reforçando a sinalização de trânsito e a pintura dos meios-fios. A prioridade das equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos é atender os pontos onde há maior fluxo de pessoas, como as proximidades de escolas, Cemeis e Unidades de Saúde da Família.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.