Atletas dos 21 países que disputarão o 16º Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, que começa na próxima sexta-feira (dia 1º) no Estádio Icaro de Castro Mello, no Ibirapuera, já começam a chegar a São Paulo. A maior parte das equipes têm chegadas previstas para hoje (30) e quinta-feira (31). A competição será aberta na sexta-feira, às 09:30, com a disputa dos 100 m masculino, do decatlo. Ao todo, a organização espera a participação de cerca de 350 atletas de nações de fala espanhola e portuguesa da Europa, América e África.

Nomes importantes do Atletismo internacional estão confirmados, como o brasileiro Mauro Vinícius Duda da Silva, atual bicampeão mundial indoor do salto em distância. Na delegação de Portugal há a marchadora Susana Feitor, bronze nos 20 km no Mundial de Helsinque 2005. Susana venceu sua prova no Mundial de Juvenis de Plovdiv 1990.

Leia também:  1º Campeonato de Futebol Amador está com inscrições abertas até segunda

Já do Mundial de Juvenis encerrado domingo em Eugene, nos Estados Unidos, vários atletas estão confirmados. Caso de Izabela Rodrigues da Silva, do Brasil, ouro no lançamento do disco, que no “Ibero” fará o arremesso do peso. Angela Tenório, do Equador, prata e bronze nos 100 m e 200 m em Eugene, fará as duas provas em São Paulo. Outro brasileiro, Thiago André, quarto no Mundial nos 800 m e 1.500 m, está inscrito nas duas distâncias.

A Argentina mandará, entre os 24 relacionados para o evento, dois finalistas no Mundial de Moscou: Germán Lauro, no arremesso do peso, e Rocio Comba, no lançamento do disco. A Colômbia terá também representantes fortes, como o meio-fundista Rafith Rodriguez nos 800 m e Brigitte Merlano nos 100 m com barreiras. A República Dominicana inscreveu Félix Sánchez, medalhista no Mundial e ouro no PAN nos 400 m com barreiras. O velocista Alzonzo Edwards, vice-campeão mundial dos 200 m competirá pelo Panamá.

Leia também:  Derrota diante do Dom Bosco gerou prejuízo financeiro ao União

“Está tudo praticamente pronto”, disse o diretor geral do Campeonato, Martinho Santos, também superintendente técnico da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A competição é uma realização da CBAt, patrocinada pela Caixa Econômica Federal, com apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Federação Paulista de Atletismo.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.