Assinatura do TAC para a cavalgada – Foto da assessoria / Roger Andrade
Assinatura do TAC para a cavalgada – Foto da assessoria / Roger Andrade

A diretoria do Sindicato Rural de Rondonópolis assinou nesta quarta-feira (30) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) na 6º Promotoria Cível de Rondonópolis para garantir a saúde dos animais que participam da cavalgada que marcará a abertura da 42ª Exposul.

Com base em informações obtidas com a ONG Cantinho de Proteção Animal, Centro de Controle de Zoonose, o INDEA e pela SETRAT o promotor Marcelo Caetano Vacchiano, juntamente com o Sindicado Rural, elaborou o TAC que orientará os procedimentos tomados na cavalgada.

Consta no documento que todo cavaleiro e amazona deverá estar registrado e apresentar documentos como exame negativo do Mormo, laudo clínico respectivo, exame negativo de anemia infecciosa equina e comprovação da vacinação contra a influenza equina. E no caso dos bovinos exames negativos de brucelose e tuberculose.

Leia também:  Campanha vai recolher embalagens descartadas em salões de beleza

Além da suspenção participação de carroças, o cavaleiro ou amazona que açoitar o animal deverá ser retirado da cavalgada e solicitado o retorno do animal a origem. O mesmo procedimento será aplicado caso o participante consuma bebida alcoólica durante todo o seu percurso.

Os animais retidos ficarão sobre a responsabilidade do Centro de Controle de Zoonose (CCZ) que o entregará ao dono, contudo nos casos de maus tratos ou dúvida sobre a propriedade oficiará o Juízo competente para homologação do TAC.

O Médico veterinário e responsável técnico pelo CCZ de Rondonópolis, Marcelo de Oliveira, argumentou que as medidas têm como finalidade garantir a preservação dos animais e oferecer uma festa mais bonita para a população.

São esperados pelo Sindicado cerca de 1800 participantes que percorrerão as ruas de Rondonópolis no próximo dia 09 de agosto.

Leia também:  No fim de semana tem Festival Esportivo no Parque das Águas
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.