Agora MT Economia Vendas reais dos supermercados caem 4,45% em maio
ECONOMIA

Vendas reais dos supermercados caem 4,45% em maio

Fonte: da redação com Valor Econômico
VIA

As vendas do setor supermercadista, em valores reais, recuaram 4,45% em maio na comparação com abril, quando foram impulsionadas pela Páscoa.

Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve uma leve queda de 0,05%, informou nesta segunda-feira (30) a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

No acumulado do ano, de janeiro a maio, as vendas apresentaram alta de 1,62%, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Todos os valores foram deflacionadas pelo IPCA do IBGE.

2014 com alta

Apesar da queda nas vendas em maio e das reduções das projeções de crescimento divulgadas pelo Boletim Focus do Banco Central, a associação manteve a projeção de crescimento real de 3% nas vendas anuais.

“Nossa expectativa é que as vendas em junho e julho possam surpreender positivamente, especialmente pelo maior consumo de produtos de algumas categorias importantes durante o período da Copa do Mundo”, afirma o presidente do conselho consultivo da Abras, Sussumu Honda.

Em valores nominais, as vendas de maio caíram 4,01% em relação ao mês anterior e, quando comparadas a igual mês do ano passado, cresceram 6,33%. No acumulado do ano, as vendas nominais cresceram 7,74%.

Cebola e tomate

O Abrasmercado, índice de preços de 35 produtos básicos pesquisado pela GfK, ficou em 4,23% em maio, na comparação anual. No mesmo período, a inflação oficial medida pelo IPCA acumulou alta de 6,37%.

Em relação a abril, o Abrasmercado variou apenas 0,05%. O índice acompanha mensalmente a variação de preços de produtos importantes na cesta do consumidor brasileiro, como carnes, vegetais e laticínios. As maiores altas ocorreram na cebola e no tomate.

Na comparação com o mês anterior, as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte apresentaram deflação de preços. A batata foi o produto que apresentou maior queda de preço no mês, de 17,01% em nível nacional e de 23,96% na região Sudeste.

Relacionadas

Receita contabiliza 865 mil declarações do IR 2024 na malha fina

Dados da Receita Federal mostram que 865.015 declarações do Imposto de Renda de 2024 possuíam alguma pendência entre os documentos enviados até o último...

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

O salário mínimo em 2025 será de R$ 1.502, com aumento nominal de 6,39%. O reajuste consta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias...

Vendas do comércio crescem pelo segundo mês e atingem maior patamar da série histórica

O volume de vendas do comércio varejista cresceu pelo segundo mês consecutivo e atingiu o maior patamar da série histórica iniciada em janeiro de...

Setor de serviços interrompe sequência positiva e volta a recuar em fevereiro

Após uma sequência de três altas consecutivas, o setor de serviços, responsável por cerca de 70% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, voltou a...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas