O candidato a governador pela coligação “Viva Mato Grosso”, José Riva (PSD), recebeu o apoio declarado das 21 colônias de pescadores do Estado, que totalizam 14 mil profissionais. A declaração da categoria ocorreu ontem, dia 25, durante a premiação do campeonato de futebol dos feirantes do Porto, em Cuiabá.

De acordo com o presidente da Colônia de Pescadores de Várzea Grande, que conta hoje com três mil profissionais, Belmiro Lopes, se não fosse a intervenção de Riva, mais de 14 mil famílias estariam sem meios para sobreviver atualmente.

Isso porque, em 2012, o governo do Estado sancionou a Lei nº 045/2012, que diminuía a quantidade do pescado. Os pescadores profissionais poderiam pescar apenas 100 quilos de peixe por semana, de acordo com o artigo 21.

Leia também:  Senado aprova projeto que obriga preso a pagar tornozeleira

Com a intervenção de Riva, os pescadores conseguiram mobilizar os outros deputados e a lei de 2012, sancionada pelo Executivo, foi alterada em pouco tempo. As permissões voltaram a ser como estavam na Lei n.º 9.096/2009, pela qual os pescadores profissionais tinham o direito de pescar até 150 quilos por semana.

“A lei criada na Assembleia por outro deputado e sancionada pelo atual governador não proibia nosso serviço, porém, limitava muito. Mas graças à intervenção de Riva, conseguimos colocar o debate novamente na Assembleia e reverter a situação ao nosso favor. Por isso, nós vamos apoiá-lo para governador, pois, se hoje ainda existe o pescador, foi devido à coerência da ação dele em nos ajudar”, afirmou Belmiro Lopes.

Leia também:  Palanque de Taques pode ter Pátio, Percival, Rogério e Sachetti

Para o presidente da Colônia de Pescadores de Cuiabá, Antônio José da Silva, apoiar Riva a governador é uma satisfação para a categoria, pois a ação dele na Assembleia foi uma demonstração de competência. “Não tem governador melhor para os pescadores de Mato Grosso que não seja o Riva. Ele nos apoiou no momento mais difícil que passamos e, devido à sua liderança, conseguimos ser ouvidos”, disse.

LEVERGER – Intensificando a campanha na Baixada Cuiabana, o candidato a José Riva fez uma caminhada na principal avenida do munícipio de Santo Antônio de Leverger, onde foi bem recebido pela população.

No corpo a corpo, Riva conversou com diversos moradores e comerciantes da região. Entre eles, a dona de casa Neiva de Nascimento, 52 anos.

Leia também:  Vereador Thiago Silva lança aplicativo para atender população

“Conhecer o Riva pessoalmente foi muito emocionante para mim, pois eu já gostava dele. Tenho certeza de que ele será o melhor governador para minha família e para Mato Grosso. Nosso Estado está precisando de homens assim, iguais a ele”, disse.

Entre os que estavam ainda indecisos e que conversaram com o candidato estava o comerciante Benedito Afonso, que afirmou que só de ter falado com Riva sentiu firmeza na sua palavra. “Se ele for mesmo a pessoa que eu conheci hoje, não tenho dúvida de que o Estado vai melhorar. E Santo Antônio precisa de um governador como ele, pois estamos sofrendo com o abandono da duplicação da estrada que liga nossa cidade à Capital”, desabafou.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.