Agora MT Esportes Alonso é principal referência do mais jovem da F-1: 'Sempre sob controle'
FORMULA 1

Alonso é principal referência do mais jovem da F-1: ‘Sempre sob controle’

Fonte: Da redação com globoesporte
VIA

Quando Fernando Alonso conquistou seu primeiro título mundial, em 2005, o holandês Max Verstappen tinha apenas oito anos. Mas, nascido em uma família ligada ao automobilismo, o filho do ex-Fórmula 1 Jos Verstappen e da ex-pilota de kart Sophie Kumpen já acompanhava as proezas do espanhol, à época piloto da Renault. E o bicampeão mundial é a principal referência para o jovem de 16 anos, que estreia como titular da STR no próximo ano.

– Tenho um estilo diferente do meu pai. Piloto mais como Fernando Alonso. Quando ele precisa ser cauteloso, ele é cauteloso. Se precisa economizar pneus, ele consegue. Quando tem que ser agressivo, é agressivo. Está sempre sob controle. É disso que eu gosto, e é assim que tenho procurado ser na Fórmula 3 – afirmou o substituto do francês Jean-Eric Vergne na escuderia italiana, em entrevista ao site inglês “Autosport”.

Max completará 17 anos no dia 30 de setembro e, quando acelerar pela primeira vez na F-1, se tornará o piloto mais jovem a correr na categoria, superando a marca do espanhol Jaime Alguersuari, que tinha 19 anos e 125 dias no GP da Hungria de 2009. Por enquanto, os questionamentos em torno de sua idade são praticamente obrigatórios nas entrevistas concendidas pelo holandês.

– Atualmente, você começa a correr no kart e nos carros muito mais cedo em comparação com alguns anos atrás. Antes, os pilotos costumavam começar aos 19 ou 20, e agora começam aos 15 ou 16. Hoje os dados disponíveis e os simuladores conseguem nos preparar para dar um grande passo. Eu já falei com meu futuro companheiro de equipe (o russo Daniil Kvyat), e espero ganhar o respeito dos outros pilotos também – disse Max.

A parceria entre Max e Kvyat, de 20 anos, dará origem à dupla mais precoce da história da Fórmula 1. A contratação do holandês divide opiniões no circo da Fórmula 1, mas a STR já deu início ao programa de preparação de Verstappen. Ele inclusive já guiou pela primeira vez um monoposto da categoria – o mesmo pilotado por Sebastian Vettel na conquista de seu bicampeonato, em 2011.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas