Acredito que todo mundo já deve ter visto um quadro em destaque em alguma empresa elencando seus “valores”, mas qual a utilidade daquelas palavras em destaque na organização.

Valores organizacionais podem ser definidos como um conjunto de crenças e normas que orientam a forma que a organização se comporta para alcançar seus objetivos. Eles devem nortear o comportamento de todos os envolvidos no processo produtivo.

Mas para que essas palavras tenham utilidade é preciso que elas estejam internalizadas em cada colaborador, partindo inicialmente dos cargos mais altos.

Na prática, se uma empresa tem como valores: respeito, dedicação ao cliente, qualidade, inovação e sustentabilidade. Essas palavras deverão representar a alma dela e de maneira inegociável deverão estar presentes no comportamento de cada pessoa dentro da organização.

Assim de pouco adianta colocar que a empresa tenha como valores respeito e dedicação ao cliente se o contrário fica claro na forma em que os líderes se relacionam com os liderados e esses se relacionam com os clientes, da mesma forma é lindo pensar no termo sustentabilidade, mas o que realmente indica que sua empresa tem isso como um valor essencial? Todos os colaboradores sabem e agem de maneira sustentável? E quais práticas a empresa adota que a torna sustentável?

Isso exige muito trabalho e, acima de tudo, exemplo dos cargos mais altos da organização. Apenas escolher palavras bonitas ou que estão na “moda’ não ajudará em nada no real propósito de ter esse “quadro” divulgado.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.