A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta quinta-feira (14) um novo recorde  na participação dos produtos estrangeiros no consumo nacional durante o segundo trimestre deste ano que sofreu um aumento de 21,8%.  Assim fica comprovado que os brasileiros estão consumindo mais importados.

Conforme o estudo o número do primeiro trimestre, que antes estava em 22,5%, foi revisado para 21,7% pela entidade. Já o coeficiente de exportação da indústria, que mede a importância das vendas externas no valor da produção da indústria, ficou em 19,2% no segundo trimestre de 2014, pouco acima dos 19,1% registrados no primeiro trimestre deste ano.  Trata-se do maior patamar desde o terceiro trimestre de 2009 (19,7%).

Leia também:  Exportação de soja registra queda, mas volume se mantém estável

Na indústria de transformação, ainda de acordo com a entidade, o “coeficiente” de exportação não registra mudança pelo terceiro trimestre consecutivo (15,5%).

Ainda de acordo com a entidade, os coeficientes de importação e exportação são apresentados como dados anuais, estimados trimestralmente, a partir de estatísticas de produção do IBGE e de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Os coeficientes de abertura comercial são elaborados em parceria com a Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (Funcex).

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.