Ultrapassagens frenéticas, pegas emocionantes e altas doses de adrenalina são garantidos em todas as provas da Stock Car. Mas, quando o prêmio de 1 milhão de reais está em jogo, os torcedores podem esperar um espetáculo ainda mais vibrante. Por isso mesmo, a Corrida do Milhão, que será realizada neste fim de semana, no Autódromo Internacional de Goiânia, é a etapa mais aguardada da principal categoria do automobilismo nacional. Os treinos livres começam nesta sexta-feira, e o GloboEsporte.com acompanha todos os detalhes da disputa que fará um novo milionário entre os melhores pilotos do Brasil. A corrida terá transmissão ao vivo da TV Globo, dentro do Esporte Espetacular, no domingo, às 10h30 (de Brasília).

O atual vencedor é o paranaense Ricardo Zonta, da RZ Motorsport, que nunca havia triunfado em uma etapa da Stock Car antes da conquista milionária. No ano passado, em Interlagos, o ex-piloto de Fórmula 1 travou uma disputa emocionante com Thiago Camilo, vencedor das edições de 2011 e 2012 da prova especial, e foi beneficiado por um problema mecânico no câmbio do adversário na última volta. Após ter vivido a experiência na pele, Zonta garante que não é possível determinar favoritos ao prêmio. E cita ainda os desafios que esperam os pilotos na pista de Goiânia. Palco da rodada dupla da etapa anterior, no início de junho, a capital goiana está de volta ao calendário da categoria após uma ausência de 13 anos.

Leia também:  Seleção brasileira fica no Grupo E estreando o primeiro jogo contra Suíça

– A Stock Car já é uma competição muito disputada, mas isso aumenta consideravelmente na Corrida do Milhão. Todos os envolvidos se dedicam muito mais do que em uma corrida normal. É difícil tentar apontar quem vai ganhar a corrida, porque os imprevistos sempre podem acontecer. Ainda mais em Goiânia, que é uma pista que exige muito dos pneus, do carro, e que tem altas temperaturas. Os pneus vão sofrer bastante. A chance que eu tive de ganhar ano passado foi porque tudo deu certo, a nossa estratégia funcionou e a sorte também esteve do meu lado. O prêmio chama muito a atenção, mas não é somente pelo dinheiro. A visibilidade da vitória é muito maior – analisa Ricardo Zonta.

Mas os pilotos não brigarão apenas por visibilidade e dinheiro. A corrida, com duração de 50 minutos mais uma volta, marca o retorno da Stock Car após uma pausa de dois meses para a Copa do Mundo, e a vitória vale 24 pontos. Com um ranking totalmente embolado após quatro etapas disputadas, a pontuação pode determinar novos rumos do campeonato. Marcos Gomes, da Carlos Alves, lidera a tabela com 64 pontos, e Valdeno Brito, da A. Mattheis, vem logo atrás, com apenas dois pontos a menos. Único a vencer a Corrida do Milhão duas vezes, o paulista Thiago Camilo, da RCM, se recupera de um início ruim de temporada e, embalado após duas vitórias seguidas, está de olho também na liderança do campeonato.

Leia também:  União aposta em Ricardo para bater o Cuiabá

– É a corrida mais esperada, por causa do prêmio e do glamour. Mas, sem dúvida, é uma prova fundamental também para o campeonato. Ela determina a metade da temporada, então é muito importante que nós possamos nos posicionar de uma forma competitiva. Enfrentei muitos problemas no início do ano, mas estou me recuperando após as duas vitórias nas últimas etapas. Se conseguirmos a vitória neste domingo, podemos sair até mesmo com a liderança do ranking, já que a diferença para o Marcos Gomes não é tão grande, de apenas 12 pontos. Então, é sim uma corrida muito importante também por causa da pontuação – defende Thiago Camilo.

Além de Thiago Camilo, apenas o jovem Felipe Fraga conquistou duas vitórias na temporada até agora. A mais recente foi justamente na corrida de maior duração da etapa anterior, com 40 minutos – 10 a menos que a prova deste domingo. A experiência bem-sucedida deixa o caçula da categoria empolgado e confiante para seu próximo desafio. Aos 19 anos, o representante do estado do Tocantins acredita que, além do bom retrospecto na pista, a proximidade de Goiânia com Palmas, onde mora, e a torcida da família e dos amigos, que se organizaram para marcar presença em peso nas arquibancadas do autódromo, podem fazer a diferença na briga pelo prêmio milionário.

Leia também:  Inscrições abertas para estadual de tênis em Cuiabá

– Eu estou muito confiante, principalmente porque nós vencemos a corrida longa, de maior duração, também em Goiânia. Então acho que temos chance. A principal preocupação é o consumo, porque essa prova é um pouco mais longa que a corrida 1 da rodada dupla. Meu carro está bem rápido, então o foco agora é manter o acerto e tentar conquistar uma boa posição na classificação do grid. E eu fiquei feliz porque a corrida será em Goiânia. Tenho muitos amigos aqui. Além disso, como é perto de Palmas, muita gente vai viajar para me ver na pista – comemora Felipe.

A Corrida do Milhão, válida pela 5ª etapa da temporada 2014 da Stock Car, será disputada neste domingo, dia 3 de agosto. A TV Globo, dentro do Esporte Espetacular, e o SporTV transmitem a prova direto do Autódromo Internacional de Goiânia, ao vivo, às 10h30 (de Brasília). O treino que define o grid e premia o pole com uma estátua de Ayrton Senna será no sábado, com exibição pelo SporTV, a partir das 14h.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.