A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (6), a realização de mesas redondas nos municípios de Cuiabá, Rondonópolis e Lucas do Rio Verde. A iniciativa do deputado federal Wellington Fagundes (PR-MT), que foi protocolada sob forma de requerimento nº 295/2014, colocará em debate a interligação da Ferrovia Vicente Vuolo (Ferronorte) com a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, em Lucas do Rio Verde.

Durante o certame, a sociedade analisará junto a empresa pública Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A o modelo logístico e projetos para a malha ferroviária, em especial, a proposta do traçado do trecho da Ferronorte entre Rondonópolis/Cuiabá e o porto de Santarém (Pará).

Fagundes explica que as mesas redondas darão aporte para os projetos das ferrovias, que já se iniciaram. “É a melhor maneira de utilizarmos ainda mais este como modal de transporte alternativo ao rodoviário. Isso beneficia a exportação até os portos brasileiros, diminui os custos do frete e consequentemente aumenta o lucro dos produtores rurais do Mato Grosso”, conta. O parlamentar afirma que atrair investimentos para a abertura do processo de licitação é uma das prioridades do setor.

Leia também:  Secretária de Saúde atende solicitação de vereador para reforma em PSF’s

Edeon Vaz, coordenador executivo do Movimento Pró-Logística, afirma que um grupo chinês já demonstrou que tem intenção de fazer parte do consórcio, inclusive assinando um documento para iniciar a negociação. “O edital para construção da Fico deve sair no segundo semestre de 2014, mas ainda não temos uma previsão exata”, conclui.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.