As frutas oleaginosas ou castanhas são ricas em gorduras poli e monoinsaturadas, proteínas e possuem baixos teores de carboidratos. Nesse alimento se destaca grandes concentrações de micronutrientes, deficientes em nossa alimentação, como o selênio, magnésio, zinco, cobre e cálcio. Além disso possui quantidades significativas de fibras, folato, vitamina A e vitamina E, um poderoso antioxidante fundamental para o sistema de defesa do nosso organismo.

O consumo de castanhas pode auxiliar na redução da pressão arterial, pois seu alto teor de potássio e baixo teor de sódio favorece o controle hidroeletrolítico e da pressão arterial.

A ingestão diária de castanhas está associado ao menor risco de câncer de próstata, esôfago, estômago, cólon e reto, devido aos teores significativos de compostos bioativos presentes nesses alimentos. As castanhas contém quantidade significativa de fitoesteróis, estes possuem estrutura química parecida com o colesterol, e por isso pode inibir sua absorção intestinal e reduzir assim o colesterol sanguíneo.

As oleaginosas podem ser consumidas nos lanches intermediários, sobre saladas e até mesmo em sucos. As mais facilmente encontradas no brasil são: castanha de caju, castanha do Brasil, amêndoas, macadâmia, avelã, pistache, semente de abóbora, semente de girassol, gergelim, nozes, castanha de baru

Sugestão:
Salada de folhas com sementes de girassol

Foto: Internet
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Salada de fruta com castanha de caju

Foto: Internet
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