Agora MT Mundo Estados Unidos anunciam que vão enviar armas para as forças curdas
MUNDO

Estados Unidos anunciam que vão enviar armas para as forças curdas

Fonte: Da redação com Agência Brasil
VIA

Os Estados Unidos vão entregar armas às forças de segurança curdas que combatem os jihadistas do grupo extremista Estado Islâmico (EI), no Norte do Iraque, informou ontem (11) o Departamento de Estado norte-americano.

“Vamos colaborar com o governo iraquiano enviando aos curdos armamentos”, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf, à imprensa. Segundo ela, as armas sairão do arsenal das Forças Armadas americanas, e a entrega deve começar na próxima semana. Marie não informou o tipo de armas que o governo norte-americano enviará para às tropas curdas (peshmergas).

Após meses de confrontos no Iraque e de participar da guerra civil na Síria, o Estado Islâmico passou a controlar uma grande parte de território do Norte do Iraque e do Leste da Síria. No dia 29 de junho, os jihadistas anunciaram o estabelecimento de um califado, sistema de governo islâmico que desapareceu há quase 100 anos, com a queda do Império Otomano.

De acordo com a porta-voz, a crise levou os governos do Iraque e do Curdistão, cujas relações são normalmente tensas, a cooperar. “A colaboração entre forças iraquianas e curdas atingiu níveis sem precedentes. É algo que nunca observamos no passado”, afirmou a porta-voz.

Na última sexta-feira (8), os Estados Unidos começaram a atingir alvos do Estado Islâmico na tentativa de impedir que o grupo avance no Curdistão e de proteger o consulado norte-americano de Erbil, cidade da região autônoma curda.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas