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Fraude contra o consumidor aumenta 19,9% em julho

Fonte: Por Andréia Oliveira
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As tentativas de fraude contra o consumidor estão crescendo, no mês de julho foi registrado um aumento de 19,9% em comparação com junho deste ano. Foram 180.919 tentativas, onde a cada 14,8 segundos no país, um consumidor foi vítima de tentativa de fraude após ter documentos roubados por golpistas, que usam os dados pessoais para fazer negócios ou obter crédito com a intenção de não pagar as dívidas. As informações foram divulgadas pelo Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumido.

A empresa Serasa alerta que o fornecimento de dados pessoais em cadastros na internet é comum entre as pessoas que não verificam a habilidade e a segurança dos sites. Ainda conforme a empresa os golpistas costumam comprar telefone para ter um endereço e comprovar residência, por meio de correspondência, e assim abrir contas em bancos para pegar talões de cheque, pedir cartões de crédito e fazer empréstimos em nome de outras pessoas.

PRINCIPAIS TENTATIVAS DE GOLPES

Entre as principais tentativas estão a emissão de cartões de crédito em que o criminoso usa uma identificação falsa ou roubada e toda a dívida gerada fica para o titular do documento; o financiamento de eletrônicos, em que o golpista compra um produto (TV, aparelho de som, celular etc.), deixando a dívida para a vítima; a compra de celulares; abertura de contas em um banco para ter acesso a cartões, talões de cheque e empréstimos pré-aprovados; compra de automóveis e abertura de empresas.

ALERTA

Como medida de precaução, a companhia adverte que antes de fechar uma operação de venda a prazo, as empresas devem tomar alguns cuidados como a checagem de documentos originais (RG, CPF, carteira de habilitação); a verificação de incoerências nos documentos apresentados e a confirmação de informações dadas pelo cliente.

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