A área do lixão de Juscimeira, localizado a margem da BR 364, começou a ser cercada para dar o início às obras de adequações, conforme a legislação ambiental, da Lei Federal 12.305/2010, determinadas no Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que foi assinado entre o Executivo Municipal e Ministério Público.

De acordo secretário de administração, Cássio Crepaldi, com o início das adequações se inicia o cumprimento determinado no TAC para cumprir a legislação que dispõe sobre o licenciamento ambiental de sistemas de disposição final dos resíduos sólidos urbanos gerados em municípios de pequeno porte.

O primeiro passo é cercar e fazer o isolamento de todo o espaço para que pessoas sem autorização não adentre no local. No TAC está determinado também que o trecho crítico que dá acesso ao lixão deve ser mantido em bom estado. Serão instaladas placas de sinalização e advertência proibindo a entrada de pessoas não autorizadas e com outras informações como “Perigo: Substâncias Tóxicas, Inflamáveis e Patogênicas: Proibido Colocar Fogo”.

Leia também:  Focos de queimada caem 49% na BR-163 em 2017

Uma equipe da Prefeitura de Juscimeira composta pelos colaboradores Aldair Lima (Convênio e Projeto), Cássia Claudino Soares Marques (Meio Ambiente) e Edjaime Ferreira da Silva (Patrimônio) estiveram no local, na manhã de terça-feira (12.08) fazendo a demarcação da área que será isolada e restringida apenas a pessoas autorizadas.

No local, serão construídas valas revestidas com lona plástica que comportem o volume mensal da cidade, para em seguida fazer o processo de enterramento dos resíduos sólidos domésticos. O volume já existente no local deverá receber compactação manual ou com máquinas. A cada dia deverá ser feita a cobertura de toda a produção do lixo doméstico depositada no local com solo.

Nas valas deverão também ser feito um sistema de canaleta para a drenagem escavada no terreno, de modo a impedir que o chorume produzido retorne a massa de lixo aterrado.

Leia também:  Febre Chikungunya aumenta 116% neste ano em Mato Grosso

Segundo Cássio Crepaldi, a Prefeitura de Juscimeira também iniciará o processo de treinamento e capacitação de toda a mão de obra dos servidores municipais que atuam na coleta de lixo doméstico, além da implantação das ações da Logística Reversa e Coleta Seletiva no município.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.