Uma conversa em inglês aqui, outra em espanhol ali. A mistura de línguas virou rotina no basquete do Palmeiras. Era assim desde a última temporada do NBB. Desta vez, porém, são caras novas que dão um toque internacional ao alviverde. O americano Toyloy e o argentino Nicolás Gianella são reforços do Verdão para a temporada 2014/15, que se inicia na estreia do Campeonato Paulista nesta quinta-feira, às 20h, contra o Bauru, no ginásio Palestra Itália. Eles se juntam ao argentino Maxi Stanic no novo time do Verdão. Com a base titular mantida e seis reforços, o técnico Betão prevê uma equipe mais forte e mais qualificada tanto no estadual como no NBB.

– O intuito pela mudança de alguns jogadores é ganhar uma qualidade técnica, tática e física para as duas competições que nós vamos disputar. O Paulista é um campeonato curto, em que estamos em uma chave mais forte. Vai ser uma grande preparação para o NBB e nosso objetivo é chegar ao NBB com o time fortalecido, com chances reais de ir para os playoffs e passar pelo menos da próxima fase, com a torcida do nosso lado, temos uma grande expectativa de evolução – disse Betão.

Leia também:  Com vitória de Grêmio, Renato Gaúcho se torna o 1° brasileiro a vencer as Libertadores como jogador e técnico

O Palmeiras continua com três estrangeiros no time – número máximo permitido pelo NBB – só que os americanos Tyrone e Wiggins deram lugar aos dois novatos. Toyloy já está acostumado com o NBB, já defendeu o Paulistano e estava no Pinheiros na última temporada. Aos 36 anos, Gianella tem grande experiência internacional no basquete europeu e defendeu o argentino Unión de Formosa na última temporada. Ele chega ao Palmeiras por indicação do Hermano Stanic, que continua no elenco alviverde, mas só se juntará ao time para a disputa do NBB porque tem compromissos na Argentina.

– Eu conversei com o Stanic, que já estava aqui. Ele me contou como era a equipe, como era a liga. Vi que seria uma experiência gratificante – disse Gianella.

Leia também:  Após derrota, Luve tem desafio contra o Oeste

As outras caras novas da equipe são Lucas Avelino (ex-Bauru), André Marone (ex-São Caetano), Douglas Nunes (ex-Minas) e Diego Pinheiros (ex-Goiânia). Além de Stanic, outros quatro titulares permaneceram na equipe – Átila dos Santos, Neto e Fabrício. Outros sete jogadores deixaram o time. Apesar das trocas de peças, o técnico Betão diz que a cara do Palmeiras em nada mudará.

– O estilo que eu apresentei no NBB passado é o estilo que eu gosto, um jogo com segurança, sem loucura. Nós temos um armador argentino que cadencia mais a partida. Trouxemos outro jogador argentino que tem esse estilo. É o meu estilo de jogo, sair para um contra-ataque forte, mas sem loucura. Não tendo vantagem a gente trabalha com segurança – disse Betão.

No Paulistão, o Palmeiras está no Grupo B e medirá forças com Bauru, Limeira, Mogi das Cruzes, Lins e Franca – o outro grupo é formado por Paulistano, Pinheiros, Santos, São José, Liga Sorocabana e Rio Claro. Dos seis, quatro times avançam aos playoffs. Por causa dessa concorrência, Betão acredita que a classificação para o mata-mata seja mais difícil no estadual do que no NBB.

Leia também:  Cuiabá Arsenal faz vaquinha para viajar à semifinal no Nordeste

– O Paulistão é uma incógnita, porque estamos terminando o trabalho de pré-temporada, a equipe teve dois amistosos na semana passada, precisa ganhar conjunto, tem de errar e acertar. Acredito que a nossa chave é até mais difícil a classificação para os playoffs do que no próprio NBB. São seis grandes equipes, e só quatro classificam, mas nós vamos lutar para isso.

O elenco alviverde, a princípio, está fechado e seguirá até o fim do NBB. Betão, porém, vê o Paulista como um laboratório e pode conversar sobre reforços com a diretoria dependendo do desempenho da equipe.

Elenco do Palmeiras
Armadores: Neto, Stanic, Lucas Avelino e Murilo.
Alas-armadores: André Marone e Gianella.
Alas-pivôs: Rodrigo Silva e Cadu.
Pivôs: Douglas Nunes, Toyloy, Átila dos Santos e Douglas Sales.
Alas: Diego da Silva, Fabrício e Ítalo.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.