Durante visita ao município de Primavera do Leste neste sábado (16.08), o candidato ao governo de Mato Grosso, senador Pedro Taques (PDT), reforçou o compromisso de não desviar a finalidade de aplicação dos recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). O pedetista afirmou que o dinheiro recolhido com o imposto será utilizado apenas em estradas e habitação, conforme determina a lei de criação do Fundo.

Hoje a atual administração desvia parte do dinheiro arrecadado com Fethab para outras finalidades, como custeio da máquina. Somente a Secopa recebe 30% do dinheiro arrecadado com o Fundo para investimento e manutenção da estrutura organizacional da instituição criada exclusivamente para cuidar das obras da Copa em Cuiabá e Várzea Grande. No ano passado, o Fundo arrecadou R$ 900 milhões.

Leia também:  Idosos e deficientes poderão ser isentos de pagar Zona Azul

O Fethab foi criado no ano 2000, no governo Dante de Oliveira, e cobra taxas no transporte de toda produção agrícola e pecuária e tem como objetivo financiar o planejamento, execução e acompanhamento dos serviços nos setores de transporte e habitação do estado.

“Não podemos permitir que o dinheiro do cidadão seja mal utilizado. No ano passado foram arrecadados R$ 900 milhões. No entanto, parte do dinheiro foi desviado, sendo repassado para a Conta Única do governo e também para a Secopa, uma estrutura desnecessária, pois outras secretarias do governo poderiam conduzir a obras e ações da Copa. Tenho o compromisso de investir o dinheiro desse fundo apenas em habitação e transporte”, afirmou o candidato.

Pedro Taques também lembrou que este ano foi aprovada na Assembleia Legislativa uma lei que destina 50% desses recursos para os municípios realizarem obras e serviços do Sistema de Transportes. Ele afirmou que, caso eleito, seu governo criará uma central de projetos para ajudar os municípios na condução das obras.

Leia também:  João Mototaxi diz que atual gestão parece uma "escola de samba"

Em campanha na cidade de Primavera do Leste, Pedro Taques falou sobre seus compromissos de governo para empresários e líderes de segmentos, que expuseram suas preocupações com relação diversas áreas do estado, em especial infraestrutura e saúde.

O candidato também visitou a granja Mantiqueira, participou de uma caminhada no bairro Primavera III, e do ato de lançamento de candidatura do deputado estadual Zeca Viana (PDT).

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.