Agora MT Esportes Pilotos destacam ansiedade por volta da F-1, e Massa comemora: 'Amo Spa'
FORMULA 1

Pilotos destacam ansiedade por volta da F-1, e Massa comemora: ‘Amo Spa’

Fonte: Da Redação com Globoesporte
VIA

Depois de um merecido mês de férias, nada melhor que voltar à ativa em uma das pistas mais icônicas do automobilismo mundial. Os pilotos da Fórmula 1 já não conseguem esconder a ansiedade para acelerar fundo no tradicional circuito de Spa-Francorchamps, palco do GP da Bélgica, e favorito de quase todos os competidores. A corrida, válida pela 12ª etapa da temporada 2014, será transmitida ao vivo pela TV Globo, neste domingo, a partir das 8h35 (de Brasília). O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.

Após 11 etapas, a disputa pelo título mundial está concentrada na dupla de pilotos da Mercedes, formada por Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Com a briga interna liberada pela equipe, a corrida pela taça tem sido a grande atração da temporada. O inglês leva vantagem no número de vitórias (5 contra 4), mas o alemão, com um abandono a menos na primeira metade da temporada, lidera o ranking. A diferença entre eles, no entanto, é de apenas 11 pontos (202 a 191), e o resultado deste fim de semana poderá alterar esse cenário. Confira a classificação completa.

– As férias de verão foram uma boa oportunidade para relaxar e refletir sobre o ano incrível que estamos tendo. Mas eu mal posso esperar para voltar à pista e retomar a batalha pelo campeonato. Adoro pilotar em Spa, por isso não poderia haver lugar melhor para recomeçar. Tive bons resultados lá em 2008 e no ano passado (o britânico conquistou o 3º lugar nas duas ocasiões), sem falar da vitória em 2010. Não venci em Spa tanto quanto gostaria, então realmente quero buscar isso neste fim de semana – afirma Lewis.

É bom estar de volta e com ânimo renovado para a luta nos meses restantes da temporada. A batalha com Lewis esteve presente em todas as corridas, e não será diferente agora. A Bélgica é, definitivamente, uma das corridas mais espetaculares. O circuito é simplesmente fantástico. Meu história em Spa não é tão bom (o 4º lugar em 2013 foi seu melhor resultado), mas estou determinado a mudar isso e recomeçar a temporada em grande estilo – completa Nico.

Por enquanto, apenas Daniel Ricciardo foi capaz de desafiar a soberania da dupla da Mercedes. Oriundo da STR e em sua primeira temporada pela RBR, o piloto de 25 anos conquistou vitórias implacáveis no Canadá e na Hungria, e ocupa o terceiro lugar no ranking com 131 pontos. Com o desempenho impressionante, o sorridente australiano tem ofuscado completamente o companheiro de equipe, o tetracampeão Sebastian Vettel, que conquistou apenas dois terceiros lugares e aparece em 6º no campeonato, com 88 pontos. Ele corre por fora na briga pelo caneco, mas como as equipes são obrigadas a ficarem fechadas durante o período de férias, é improvável que a RBR consiga um “pulo do gato” que surpreenda a toda poderosa Mercedes.

– Acima de tudo, Spa é um circuito que incentiva a ação na pista, com direito a disputas roda a roda. Além disso, a corrida atrai todo o tipo de público. Você pode topar com pessoas que já frequentam o GP há cinco décadas. Nos pubs ou restaurantes próximos ao autódromo, é possível ver imagens de grandes pilotos na parede. Isso é maravilhoso – empolga-se o australiano.

Massa quer aproveitar boa fase da Williams

A segunda metade da temporada também é promissora para a Williams, equipe de Felipe Massa e Valtteri Bottas. A tradicional escuderia britânica vive a melhor fase dos últimos anos e se recupera do péssimo resultado do ano passado, quando marcou apenas 5 pontos. Apesar da “maré de azar” que marcou sua temporada até agora, com três acidentes ainda na primeira volta, o piloto brasileiro acredita que finalmente conseguirá aproveitar o bom desempenho do FW36. Com este carro, o companheiro finlandês conquistou três pódios (dois segundos lugares) e despontou como um dos destaques da Fórmula 1 em 2014. As características da pista belga, uma das mais velozes do calendário, ajuda.

– Eu amo Spa, é uma das minhas pistas favoritas, por causa das longas retas e das curvas de alta velocidade. Todos os pilotos estão ansiosos para correr lá. As longas retas devem favorecer o nosso carro, e podemos começar a segunda metade da temporada com sucesso. Ganhei aqui em 2008, então sei o que é preciso para vencer. Tive férias muito boas e estou pronto para voltar a competir. Nós temos que avançar e continuar desenvolvendo o nosso carro – avalia Massa, 9º colocado do Mundial de Pilotos, enquanto o companheiro de equipe acumula 95 e aparece em 5º.

– Spa é sempre um ótimo circuito, um dos melhores do mundo. As curvas de alta velocidade oferecem um prazer enorme ao pilotar. Para ser competitiva em Spa, você precisa de um carro com aerodinâmica eficiente. Por isso, acredito que estaremos fortes e aptos a perseguir um bom resultado. As férias foram longas, então estou realmente ansioso para voltar ao carro – destaca Bottas.

Novidade no grid: tri de Le Mans estreia na Fórmula 1

E o grid da Fórmula 1 terá uma novidade neste fim de semana. O alemão André Lotterer, de 32 anos, substituirá Kamui Kobayashi no GP da Bélgica. Três vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans, o piloto não teve sua presença confirmada para as demais provas da temporada. A Caterham, equipe lanterna do Mundial de Construtores, garante que o japonês ainda pertence à equipe, onde faz dupla com o sueco Marcus Ericsson, e se limitou a dizer que o feedback de Lotterer ajudará no desenvolvimento do carro.

Os treinos livres começam na madrugada desta sexta-feira, às 5h (de Brasília), com transmissão do SporTV. O canal também exibe na íntegra o treino que define o grid de largada, no sábado, às 9h. A TV Globo mostra os momentos decisivos da classificação no sábado, e no domingo transmite a corrida ao vivo e na íntegra. Fique ligado nos horários.

 

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas