Com a implantação da Coleta Seletiva em Jaciara, foi restituído a Associação de Catadores de Jaciara, onde os catadores associados trabalham e retiram seu lucro mensal desse serviço. Hoje a associação conta com cinco catadores e o objetivo é empregar mais mão de obra realizando assim, um trabalho social, econômico e ambiental no município.

Nesta semana alguns catadores que ainda não estão associados, participaram de uma reunião na Secretaria de Meio Ambiente. Eles residem próximo ao Aterro Sanitário, num barracão e catam materiais no lixão a céu aberto. De acordo com a Secretária Adjunta de Meio Ambiente, Cenita Maria Oliveira, existe uma Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Que fala em seu Art. 15 inciso V sobre as metas para a eliminação e recuperação de lixões, associadas à inclusão social e à emancipação econômica de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis. Com isso, proibi-se a coleta do lixo diretamente no lixão. “Antes é necessário uma triagem, para que o trabalho não interfira no bem estar e na saúde do catador. Nossa intenção aqui é levar até essas pessoas um pouco de como funciona a associação de catadores, para que eles tenham melhores condições de trabalho”, explicou Cenita.

Leia também:  Governo inaugura a 15ª escola estadual deste ano em Alto Taquari

Para garantir melhorias a essas pessoas, a Prefeitura de Jaciara, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Social, buscou com essa reunião, tirar essas pessoas do lixão dando oportunidades com melhores condições de vida. Para isso, foi buscado junto a Gestão Social maneiras de auxiliá-los com cestas básicas e juntamente com o Sine oferecer outras oportunidades de emprego para que eles saiam do lixão e encontrem um local digno para morar.

Para os catadores, essa oportunidade é bem vinda, já que os mesmos passam por algumas necessidades, como a falta de água. “Onde nós moramos é bem precário, mas é o que podemos no momento. Por isso, com a associação ou com outro emprego nós teremos mais condições de procurar um lugar melhor pra gente. Ficamos muito felizes de ver a prefeitura e todos esses secretários se preocupando com as pessoas”, comentou a catadora Maria Aparecida Silva.

Leia também:  Última etapa dos Jogos Escolares será realizada em Alta Floresta
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.