Que tal escolher as frutas secas na hora do lanche da manhã ou da tarde? Desidratar as frutas é um processo antigo e super saudável, já que não usa conservantes. O leitor Mario Bassani quer saber mais sobre o assunto e o Universo Jatobá foi investigar.

Muito consumidas durante as festas de final de ano, elas têm vantagens e desvantagens em relação às frutas frescas. O teor de fibras é maior, o que colabora com a sensação de saciedade. O prazo de validade é outro ponto positivo, já que elas podem durar até 1 ano por causa da retirada de água. Mas, a retirada de água também traz uma desvantagem: o consumidor acaba pagando mais porque a quantidade de fruta fresca usada para fazer a mesma quantidade de fruta seca é bem maior, principalmente no caso das ricas em água como o abacaxi. E tem mais: como a fruta passa por muito calor, perde alguns nutrientes importantes como a vitamina C, por exemplo. É pouco, mas perde.

Leia também:  Durante tratamento mães com doenças infecciosas podem manter amamentação

Consumir frutas secas é prático, mas, elas são mais calóricas e, como são menores, a tendência é consumir mais: 100g de damasco fresco, por exemplo, tem 54 kcal. A mesma quantidade da fruta seca tem 131 kcal. Alguns processos usam açúcar e podem ter mais calorias, como as frutas cristalizadas.

Outro tipo são as frutas liofilizadas. Elas são secas por um processo mais moderno, que mantém os nutrientes e o sabor com mais eficiência do que o das frutas secas tradicionais. Neste caso, a água da fruta passa do estado sólido direto para o gasoso através da sublimação e o alimento é desidratado por congelamento. Sem o uso de conservantes, a liofilização aumenta o prazo de validade da fruta para até 2 anos.

Leia também:  Rótulos de certas águas de coco não são confiáveis, diz Proteste

Aqui, 1kg de alimento fresco se transforma em, aproximadamente, 100g de liofilizado. Eles são uma ótima alternativa para grupos de astronautas ou montanhistas, principalmente por ocuparem pouco espaço. São ótimos também para crianças ou quem rejeita frutas naturais, já que os nutrientes são mantidos.

Confira mais algumas dicas:

– Se for comprar a granel, observe a embalagem. Se for pote, perceba se ele está bem fechado, pois a umidade do ar interfere na textura e no sabor da fruta.

– Mantenha em lugar seco, limpo e em temperatura ambiente.

– Compre somente a quantidade necessária para evitar desperdício.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.