Por mais que haja amor, a convivência em família muitas vezes é estressante. Críticas e discussões nem sempre são evitadas, o que gera desentendimentos que afetam a rotina e a harmonia em casa. Para agravar ainda mais a situação, hoje, praticamente, todo mundo vive estressado e acaba descontando na família.

Segundo a psicoterapeuta holística Myriam Durante, presidente do Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (Ipom), para preservar os relacionamentos é preciso, em primeiro lugar, que cada um administre a própria carga de estresse.

Pessoas estressadas têm dificuldade de ouvir, relevar e considerar o ponto de vista do outro para entrar em acordo. Confira outras dicas da especialista para não permitir que o estresse contamine a harmonia familiar:

Leia também:  Vem aí o 1° remédio específico para enxaqueca

conversa pais e filhos1) Converse com seus filhos abertamente. Não guarde mágoas ou segredos nem evite assuntos delicados. Fale tudo, mas escolha a hora certa. Quando sentir que está com o corpo em posição de ataque, espere se acalmar, faça uma caminhada, tome um banho, relaxe. Só depois fale.pais e filhos diálogo

2) Imponha limites, mas sempre converse e explique os motivos das regras.

3) Elogie, incentive e confie em seus filhos para que eles adquiram segurança em si mesmos

4) Evite críticas exageradas e procure ser flexível. Aceite mudar de opinião e apenas intervenha se o comportamento de seu filho for prejudicial, ilícito ou violar os seus direitos.

5) Mantenha distância quando seu filho estiver mal-humorado. Deixe-o tranquilo e respeite sua intimidade.estresse filhos

Leia também:  Conheça os sintomas e as consequências do TDAH - Transtorno de Décifit de Atenção com Hiperatividade

6) Se teve um dia difícil no trabalho, procure ir relaxando no caminho para casa. Ouça uma música, medite, vá limpando o seu corpo e a sua mente das emoções negativas que acumulou ao longo do dia.

7) Desarme o seu espírito ao chegar em casa. Mesmo que esteja exausto, chateado e irritado, abrace um por um da família, beije, olhe nos olhos profundamente, mesmo que só por um instante.

8) Transforme as refeições em momentos de prazer. Jamais leve para a mesa um assunto desagradável ou que você saiba que poderá gerar atrito. Seja gentil e sente-se à mesa com o propósito de fazer sua família feliz e de compartilhar paz, carinho e amor.estresse

Leia também:  Os tratamentos que os seguros terão de oferecer em 2018

9) Se você é do tipo que explode com facilidade, que tal escrever em vez de falar? Ao redigir, você terá tempo de analisar a questão com mais calma, sem ser invadido pela raiva. Quando for pego de surpresa, respire e diga que vai pensar. Não ceda ao impulso de resolver ou revidar na mesma hora.

10) Quando de repente estourar uma briga, antes de entrar no jogo da discussão pense no que é mais importante para você: vencer a discussão ou manter a harmonia da família?. Faça sua escolha e tome atitudes práticas para preservar o clima afetivo.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.