O Programa Saúde na Escola 2014 (PSE) começou a desenvolver as atividades do primeiro módulo – segurança alimentar e promoção da alimentação saudável, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde através de profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf).

De acordo com a nutricionista, Paula Eleonora, neste encontro os alunos do quarto e quinto ano vespertino, da Escola Municipal Maria Vilany Delmondes, apresentaram os trabalhos realizados dentro de sala de aula juntamente com seus professores com um workshop sobre alimentação saudável e práticas corporais.

Na sequência, o próximo encontro destas turmas será para participar das atividades II que são a promoção da cultura de paz e direitos humanos; promoção da saúde mental no território escolar com criação de grupos intersetoriais de discussões de ações de saúde metal no contexto escolar, em articulação com o GTI municipal.

Leia também:  Liminar suspende leis que dispensavam licenciamento para pequenas pisciculturas

A criação de grupos de famílias solidárias para o encontro e troca de experiência, com mediação da creche, escola e, ou saúde; criação de grupos entre pares para fomento e estímulo ao protagonismo de adolescentes e jovens para administrar conflitos no ambiente escolar, também são algumas ações a serem desenvolvidas no próximo módulo.

Na atividade III, o Programa Saúde na Escola vai trabalhar a temática da Saúde de Prevenção nas Escolas (SPE), onde será abordados o direito sexual e reprodutivo e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissível (DST/AIDAS), com formação de jovens multiplicadores.

As duas últimas ações do PSE são: Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; prevenção da violência. E por último a promoção da saúde ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Leia também:  Concurso da Seduc recebe mais de 250 mil inscrições
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.