O município de Alto Araguaia foi um dos primeiros no Estado de Mato Grosso a concluir o processo de implantação do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI). A partir de agora todas as secretarias terão de cumprir as metas propostas e os planos de ação visando colocá-las em prática. O oitavo e último treinamento com a empresa facilitadora contratada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) aconteceu dias 15 e 16 de setembro no auditório da Câmara de Vereadores e na sala de reuniões da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Alto Araguaia trabalha no desenvolvimento do PDI desde fevereiro passado. O próximo passo é a criação de um Comitê Gestor que acompanhará as metas e ações previstas por cada secretaria para o PDI. Os secretários e técnicos ainda terão um novo treinamento para inserção dos dados junto ao GPE, plataforma que receberá todas as informações de cada secretaria. Esse novo treinamento está previsto ainda para o mês de outubro.

Leia também:  Câmeras GoPro serão utilizadas para gerar provas em Operações da Lei Seca

“Temos que destacar a participação e o envolvimento dos secretários e dos representantes de cada secretaria para implementação do PDI em Alto Araguaia, que é um ferramenta moderna, voltada para os resultados e para gestão. Só tenho a agradecer aos participantes e todo apoio dispensando para o desenvolvimento deste trabalho em Alto Araguaia”, disse Maximilian José Beijo Gonzales, coordenador do PDI local.

O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado – PDI é um dos objetivos estratégicos do TCE-MT formulados no Plano 2012-2017 que é de contribuir para a melhoria da eficiência da administração pública. O programa estabelece cinco principais projetos: Apoio ao Planejamento Estratégico, Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã, Orientação por Meio de Cursos Presenciais e à Distância, Controle Gerencial utilizando o Sistema Geo- obras e Modernização Institucional.

Leia também:  Secretário de Segurança deve ser afastado e usar tornozeleira em MT

Os municípios que aderiram ao PDI do TCE-MT receberão aulas pelo Ensino a Distância, reuniões de trabalho e duas oficinas: uma sobre a criação e o funcionamento das Ouvidorias, do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e do Portal Transparência; outra oficina voltada aos conselhos de Políticas Públicas, cujo objetivo é promover diálogo com a sociedade local e levar demandas sociais ao Planejamento Estratégico. O TCE-MT ainda oferece software e aporte técnico para todos os órgãos públicos de Mato Grosso instituírem o SIC e o Portal Transparência, dando cumprimento à Lei de Acesso à Informação.

O prefeito Maia Neto (PR) participou de praticamente todos os encontros nesta fase de treinamento. Além de cobrar a participação dos secretários, acredita que o futuro de Alto Araguaia caminhará norteado pelo planejamento. “Configura-se como uma ferramenta fundamental ao desenvolvimento do nosso município. Com a adesão firmamos um compromisso com o desenvolvimento da iniciativa pública em nossa cidade. Com as ações e as metas a serem cumpridas acredito que o maior beneficiado será a comunidade. Nós primamos cada vez mais por serviços de excelência e o PDI vem justamente a fortalecer esse processo. Foram praticamente oito meses de treinamento e agora compete a todos a sua execução, orientação e fiscalização para que o desenvolvimento integrado seja uma realidade em nossa cidade”, observa. O gestor destacou o apoio técnico do TCE na implementação do PDI.

Leia também:  Embaixador da Alemanha elogia ações de combate ao desmatamento em Mato Grosso
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.