Quatro alunos da rede pública de ensino de Primavera do Leste estão concorrendo na edição deste ano da Olimpíada de Língua Portuguesa promovido em todo o Brasil pelo Ministério da Educação (MEC).

Os alunos Fernandes Serafim da Silva Filho, Gedalva Maria da Conceição, Kássia Teixeira Dias e Izabelly Costa Souza concorrem nas categorias crônica, artigo de opinião, memórias literárias e poema, respectivamente.

Os textos foram escolhidos entre os alunos das escolas Públicas Municipais e Estaduais e concorrerão na etapa estadual da olimpíada.

O domínio do idioma e a capacidade de expressão por meio da leitura e da escrita são fundamentais para o exercício da cidadania e para garantir a crianças, adolescentes e jovens o direito de aprender. Contudo, esse é um dos principais desafios para a educação pública que permanece até os dias de hoje no Brasil.

Leia também:  Duas pessoas morrem em acidente entre caminhonete e carreta na MT-130

Uma iniciativa da Fundação Itaú Social para contribuir com a superação dos problemas na área de leitura e escrita foi a criação do Programa Escrevendo o Futuro, em 2002. Até 2007, mais de 3,5 milhões de alunos foram envolvidos nas atividades do programa. Em 2008, reconhecido como uma iniciativa importante para alcançar a melhoria da qualidade da educação pública, o Escrevendo o Futuro foi transformado em política pública de educação do governo federal e nomeado Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. A partir daí, passou a compor o Plano de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação (MEC).

A Olimpíada tem como objetivo contribuir para a formação de professores, tendo em vista a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. A proposta disponibiliza aos docentes da rede pública uma metodologia instigante, baseada no ensino e aprendizagem da língua por meio de gêneros textuais.

Leia também:  Serviços de cidadania serão oferecidos por três dias em Barra do Garças
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.