Hoje, conclui mais uma etapa da minha vida, com a participação em um evento de estudantes de Ciências Contábeis. O 28º Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Contábeis, realizado na cidade de São Luis, no Maranhão entre os dias 13 a 17 de agosto de 2014. A fala na abertura e no encerramento das atividades acadêmicas do encontro, que duraram ate as 18 horas do dia 16, forma pronunciada pela minha ex- discente do primeiro e terceiro anos contábeis, Tainar Mendes Ferreira, a quem dedico este artigo, como uma singela homenagem.

Já leciono a algum tempo, desde que me formei em 1987. Durante este tempo, desde 1990 leciono no Curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Mato Grosso, inicialmente como professor celetista, depois contratado e, em 1992, concursado.

Durante todos estes anos tive bons alunos e no meio dos bons, alguns ótimos, no meio destes ótimos, uns excelentes. Não quero citar nomes, pois posso esquecer algum, mas dois em especial quero citar o André Luis Aquino, que foi bolsista monitor em um ano letivo e durante os demais anos que passou pela UFMT, deu apoio e aulas para os meus alunos de Noções de Contabilidade, apenas com a vontade de ensinar, o desejo ou o dom. Não é a toa que hoje é professor em uma faculdade particular e um excelente professor.

Leia também:  Sua história não é feita de boletos pagos, mas sim de experiências vividas

Outra aluno que me quero destacar é Maria Bernadete Verdi Flores, que fez uma monografia maravilhosa como trabalho de conclusão de curso, da qual eu fui Orientador e depois de pronta achamos que estava tão boa que deveria ser transformada em artigo e encaminhada a um congresso. Com ajuda de mais colegas, escrevemos e encaminhamos ao Congresso Brasileiro de Custos de 2009, que se realizou em novembro na cidade de fortaleza, com o título de Custo/benefício da cultura de soja: análise comparativa do uso de agrotóxicos orgânicos e convencionais em Rondonópolis – MT.

Destaco este por ter sido o primeiro de alguns artigos que escrevi em parceria com outros alunos, um inclusive que apresentei no Congresso Internacional de Custos, em Punta Del Este no ano de 2011. Mas hoje quero falar de uma outra aluna que me orgulha muito e cada vez mais, trata-se da discente Tainar Mendes Ferreira.

Esta baiana arretada (valente, brava, pessoa corajosa, no dicionário baianês), chegou a Rondonópolis para estudar no curso de Ciências Contábeis, no ano de 2010, tendo sido aprovada no 1 ENEN que da segunda faze em 2009. Neste mesmo Enem e com esta turma vieram muitos outros alunos de outros estados, do RS, SP, MS, dentre outros e de outras cidades do estado como Cuiabá.

Leia também:  Cuidados odontológicos em pacientes oncológicos

Opção por escolha do curso em uma cidade tão distante, ou opção por a Revista Exame vestibulares classificar o curso com conceito 4,0 (de 0 a 5) em um universo de mais de mil cursos.

A menina Tainar chegou a Rondonópolis, logo firmou pé, passou a integrar o Centro Acadêmico de Ciências Contábeis – CACIC, a trabalhar a questão da união dos alunos em torno dos objetivos de todos. Começou a criar meios de viajar participar de evento de interesse dos discentes e já em julho de 2011 estiveram presentes no ENECIC, em GO, com um ônibus da UFMT Rondonópolis.

Obviamente que Tainar não fez isto sozinha, teve ajuda de colegas de sala, de CACIC, de professores, mas teve a coragem de querer, e querer muitas vezes é poder, se destacou tanto que, no início do ano de 2013, foi eleita presidente do Diretório Central dos Estudantes – DCE Rondonópolis e prosseguiu na luta.

Leia também:  Atenção | Como se proteger da nova onda de ataques de Ransomware “PETYA”,

Continuou e continua tão bem que hoje ele é presidente da Federação Nacional dos Estudantes de Ciências Contábeis – FENECIC, tendo sido eleita em 2012 secretaria, já no ano seguinte foi eleita presidente deste órgão de representação nacional e esteve neste evento fazendo a abertura e o encerramento como citado.

Uma menina de futuro, ou melhor, de presente, que esta sabendo aproveitar as oportunidades que a vida esta lhe dando, as portas que estão se abrindo, ele vai com fé, coragem, dedicação e muito estudo, conseguindo galgar cada dia mais espaços maravilhosos para sua vida. Tenho certeza que este é apenas o começo, da minha próxima colega de profissão, uma futura mestra, doutora em contabilidade e reivindicando sempre. Parabéns Tainar, que Deus a conserve sempre assim, sou muito orgulho de ter podido conviver com você.

José Ribeiro Viana Filho

Ccontador, Consultor de Custos, Mestre em Contabilidade e Finanças,

Eespecialista em Adm. Hospitalar e Serviços de Saúde e

Prof. na UFMT – Campus Rondonópolis

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.