Após uma semana, o fogo que atingia o Parque Estadual Serra Azul, na região da cidade de Barra do Garças (397 km de Rondonópolis) foi parcialmente controlado neste domingo (31). O incêndio começou no último dia 24 deste mês e até então o Corpo de Bombeiros, militares do Exército, brigadistas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) e representantes da brigada de incêndio trabalham no combate ao incêndio. Uma aeronave com capacidade para até três mil litros de água também faz parte da operação de combate à queimada.

O trabalho de contenção do fogo tem sido dificultado pela baixa umidade do ar, pelas altas temperaturas durante o dia e pelos ventos durante a noite, além dos obstáculos por conta da altitude da serra. O comandante da 4ª regional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Willckerson Cavalcante, afirma que os focos de incêndio no parque foram sanados, porém, o fogo continua em algumas propriedades e fazendas vizinhas ao parque.

Leia também:  Indea realiza encontro com produtores rurais de Cáceres e Porto Espiridião

Uma equipe vai continuar monitorando o parque por pelo menos dois dias, caso haja necessidade devido a novos casos de incêndio.

Além dos estragos no Parque prejudicando a natureza, a população também sofre com as queimadas.  O número de pessoas com problemas respiratórios aumentou consideravelmente. “Toda hora chegam crianças e idosos com problemas agravados pela fumaça, nessa época o número de internações com esses problemas é maior com a baixa umidade e com esse incêndio na Serra piorou ainda mais”, explica o diretor do Pronto Socorro Municipal Jaílton Pereira.

ÁREA QUEIMADA

O diretor do parque, Pedro Santiago, estimou que de 70% a 75% do parque já foram queimados. Outra estimativa é de que pelo menos oito mil hectares tenham sido consumidos pelas chamas, o equivalente a oito mil campos de futebol. O estrago só seria comparável ao incêndio de 2007, que devastou cerca de 90% do parque.

Leia também:  Secitec abre 303 vagas para professores bolsistas do Pronatec nesta terça-feira (30)

PARQUE SERRA AZUL

A área, que possui cerca de 10 mil hectares, fica a quatro quilômetros do centro de Barra do Garças. O Parque Serra Azul é composto por circuito de cachoeiras, trilhas, grutas e sítios arqueológicos. É considerado um dos principais roteiros turísticos da região.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.