O Brasil encerrou o 20º Mundial Júnior de Saltos Ornamentais, em Penza, na Rússia, com sua melhor participação individual na competição. Numa equipe de seis atletas (quatro mulheres e dois homens), os brasileiros atingiram três finais individuais. Numa delas, Isaac Souza Filho, de 15 anos, terminou em quarto lugar, a uma posição do pódio, no trampolim de 1 metro grupo B (atletas de 14 ou 15 anos).

Esta é a melhor colocação individual do Brasil no Mundial Júnior na história. Isaac também ficou entre os 12 finalistas da plataforma, terminando em 11º lugar. A terceira final brasileira veio com Ingrid Oliveira, 7ª colocada na plataforma grupo A (saltadores de 16 a 18 anos). Ingrid também foi finalista desta prova nos Jogos Olímpicos da Juventude, no mês passado, na China, quando terminou em 5º lugar.

Leia também:  Copa de 94 volta à tona com histórias de Romário e loira de Rondonópolis

O Brasil já subiu ao pódio num Mundial. Foi em 2002, na cidade de Aachen, na Alemanha, quando Hugo Parisi e Ubirajara Barbosa (Bira) conquistaram a prata no trampolim de 3 metros sincronizado, atrás somente da dupla alemã.

No domingo (14), último dia do campeonato, a brasileira Thamires Tavares terminou na 24ª posição no trampolim de 3 metros grupo B, entre 28 atletas, com 292,25 pontos. A China demonstrou que ainda vai dominar a modalidade por algum tempo, pois terminou em primeiro lugar no quadro de medalhas com sua nova geração.

Os chineses conquistaram 14 pódios (7 ouros, 2 pratas e 5 bronzes). A Austrália veio a seguir com seis medalhas (2 ouros, 1 prata e 3 bronzes). Em terceiro aparece o México, com cinco medalhas (1-2-2).

Leia também:  Luve vence em casa e fica fora do Z-4

Na sequência de medalhistas surge a Dinamarca, com 2 (1-1-0). A seguir um empate triplo entre EUA, Colômbia e Japão, todos com uma única medalha de ouro. A Rússia totalizou oito medalhas, mas sem nenhuma vitória (7 pratas e 1 bronze). A Grã-Bretanha subiu ao pódio três vezes (1 prata e 2 bronzes) e a Alemanha finalizou o quadro de medalhas, com uma medalha de bronze.

Seleção brasileira

A Seleção Brasileira que competiu no Mundial da Rússia foi composta pelos seguintes atletas: Andressa Mendes, Ingrid Oliveira, Isaac Filho, Luana Lira, Pietro Toscani e Thamires Tavares. Os treinadores foram Alexandre Ferrer e Edmundo Real. O médico que acompanhou a delegação foi Pedro de Almeida. Violeta Reis foi a árbitra e Andrea Boehme chefiou a delegação.

Leia também:  Federação realiza arbitral após desistências em série
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.