As pessoas geralmente possuem algo que as motiva, porém muitas vezes essa motivação não dura tempo suficiente para concluir um projeto. É preciso manter a motivação ao longo de toda sua jornada.

Mas afinal o que é motivação?

A origem da palavra vem do Latim moveres, que quer dizer mover-se em direção a algo. Também se relaciona com a palavra “motivo”, ou seja, quais são seus motivos para se mover?

Uma vez definidos os motivos, você inicia um projeto, um trabalho, uma jornada. Depois do surgimento de problemas (que sempre existirão) as pessoas tendem a desanimar e distanciar-se dos motivos que a fizeram começar.

Anote algumas dicas para que isso não aconteça:

Quando você estiver empolgado com algo, aproveite esse momento e anote tudo o que está sentindo, seus motivos, onde quer chegar. É importante fazer a leitura dessa anotação diariamente e, principalmente, nos momentos em que estiver prestes a desanimar.

Procure referencias de pessoas que tiveram sucesso no mesmo tipo de projeto que quer entrar. Por exemplo, se seu desejo é emagrecer, procure pessoas que passaram por isso e observe quais dificuldades elas encontraram, como superaram, etc.

Não crie falsas expectativas observando só o lado bonito da história de alguém. Todos nós passamos por tropeços e é nossa capacidade de superar que fará a diferença.

Tenha paciência. A maior parte das coisas importantes não acontecem num piscar de olhos. Eddie Cantor disse em certa ocasião: “Levei vinte anos para fazer sucesso da noite para o dia”.

Tenha foco no objetivo a longo prazo. Você pode dividir sua grande meta em pequenas metas, porém mesmo que uma das pequenas metas não deem certo, refaça o seu caminho para chegar onde deseja.

No final das contas, não há nenhum segredo. Será sua capacidade de superação e de saber recomeçar que farão com que você chegue a qualquer objetivo.

O que te motiva? O que te inspira? Conte pra gente.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.