Agora MT Variedades Moda e Beleza Conheça dicas importantes para tirar manchas da pele
MODA E BELEZA

Conheça dicas importantes para tirar manchas da pele

Fonte: Da redação com Dicas de Mulher
VIA

Foto: Thinkstock

As manchas da pele são consideradas grandes inimigas das mulheres mais vaidosas, que se preocupam com a beleza da pele. Mas infelizmente todas estão sujeitas a esse problema. As causas das manchas na pele são inúmeras. Elisabete Dobao, médica pós-graduada em Dermatologia, professora de Dermatologia Sanitária da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e membro da Academia Europeia de Dermatologia, explica que elas podem surgir com o envelhecimento próprio da pele; como resultado da exposição à luz solar; em razão de determinadas alterações hormonais, inclusive gravidez; com o uso terapêutico de hormônios, antibióticos ou quimioterápicos ou após inflamações da pele, fazendo parte do mecanismo de defesa.

A médica destaca ainda que todas as áreas de exposição solar do corpo da mulher estão mais sujeitas a ter manchas, principalmente face, pescoço, colo, braços e pernas.

Como prevenir manchas na pele

Elisabete Dobao passa abaixo orientações fundamentais para prevenir o surgimento de manchas na pele:

Usar protetor solar diariamente;
Usar roupas e chapéus apropriados para impedir a exposição solar;
Evitar o sol entre as 10h e 14h;
Ir ao dermatologista com regularidade para uma avaliação da pele, pois algumas manchas podem ser detectadas e tratadas no seu início com mais facilidade.

Diferentes tipos de manchas na pele

Vale ressaltar que existem diferentes tipos de manchas: Lentigos, Melasma, Efélides (ou Sardas) e Pigmentação pós-inflamatória, conforme destaca Elisabete Dobao.

Abaixo você conhece a diferença entre cada um desses tipos de manchas:

Lentigos: também conhecidos como manchas senis, são alterações da cor da pele acastanhadas. Geralmente ocorrem no dorso das mãos, pescoço e face de pessoas de mais de 40 anos de idade.

Melasma: são manchas escuras na pele, que aparecem mais comumente na face, mas também podem surgir nos braços e no colo. Não há uma causa definida, mas geralmente o surgimento delas está relacionado principalmente à exposição solar, ao uso de anticoncepcionais e à gravidez. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética e o histórico familiar também influenciam no surgimento do melasma.

Efélides: conhecidas também como sardas, são pequenas máculas (pontos sem relevo) pigmentadas na pele, que surgem principalmente nas pessoas de pele clara, de cabelos vermelhos ou loiros, geralmente na infância (por volta dos 5 anos de idade). Aparecem principalmente na face, mas também podem surgir nos braços e nas costas.

Pigmentação pós-inflamatória: tipo de mancha que aparece em áreas que sofreram queimaduras, lesões da acne, dermatites alérgicas ou crônicas, dermatite de contato, traumas, machucados, picada de insetos etc. A explicação mais aceita é que esse tipo de mancha seja a simples reação do melanócito à lesão.

Vale destacar que o mais importante é consultar um médico para que ele possa diagnosticar o tipo de mancha e recomendar o melhor tratamento, de acordo com as particularidades de cada caso.

Como tirar manchas da pele?

Abaixo, Elisabete Dobao, médica pós-graduada em Dermatologia, cita medidas que podem ser usadas para tirar manchas da pele.

Pomadas

A médica explica que existem pomadas em forma de creme, gel, loção e serum, com ativos próprios para este fim (tirar manchas da pele).

Medicamentos de uso oral

Elisabete Dobao explica que existem medicamentos via oral, com efeito antioxidante, para diminuir os efeitos nocivos da radiação ultravioleta sobre a pele. “Porém, sem substituir a aplicação de protetor solar”, acrescenta a médica.

Tratamentos dermatológicos/estéticos

Foto: Thinkstock
Foto: Thinkstock

Elisabete Dobao explica que, atualmente, os tratamentos mais utilizados para tirar manchas da pele são o Peeling de cristal, peelings químicos, luz intensa pulsada e laser de CO2. “Isso é, acompanhados por medicações de uso domiciliar contendo ácidos para renovação e clareamento, indutores de colágeno e antioxidantes”, destaca a médica.

O Peeling de cristal é feito por um aparelho com um pó de alumínio que promove leve esfoliação na pele. Após isso, aplica-se um ácido sobre o rosto e a paciente pode voltar para casa, lavando a pele para a remoção do produto depois de cerca de oito horas. O resultado acontece pela regeneração, quando uma nova camada de pele é criada no lugar da camada que foi esfoliada. A expectativa é de diminuição suave de rugas, das manchas e uma melhora geral da textura da pele.

Os peelings químicos utilizam solução química para suavizar a textura da pele, removendo as camadas exteriores danificadas. A fórmula utilizada pelo médico é ajustada para atender às necessidades específicas do paciente. Embora sejam utilizados principalmente na face, os peelings também podem ser usados para melhorar a aparência da pele no pescoço e nas mãos.

A Luz Intensa Pulsada é gerada por um aparelho que produz calor na pele e atinge diferentes alvos: a melanina, os vasos sanguíneos e o colágeno. Por isso, a técnica é indicada para tratamento de várias lesões como, por exemplo, manchas solares, rugas finas, vasos faciais, olheiras, poiquilodermia (manchas, vasos e envelhecimento do colo e pescoço) e depilação.

O laser de CO2 é indicado para a remoção de manchas, para suavizar as rugas e para dar mais firmeza à pele. O laser consegue atingir tanto as camadas superficiais quanto as mais profundas da cútis. Assim, renova a pele, consequentemente, deixando-a mais bonita.

Dicas de maquiagem para disfarçar manchas da pele.

tratamento de peleDudu Castro, maquiador do Crystal Hair, destaca que corretivos coloridos são a melhor forma de disfarçar manchas. Para o profissional, o corretivo amarelo é indicado para cobrir tons de azul, como algumas olheiras. Já o corretivo verde cobre imperfeições avermelhadas, como pequenos vasos e cicatrizes de acne.

“Em caso de manchas marrons, que costumam ser de sol, indico corretivos em tom roxo ou amarelo”, afirma o maquiador Dudu Castro.

Marcio Mello, maquiador do salão Éclat, destaca que após o uso do corretivo e da base, o toque final para esconder manchas fica por conta do pó compacto, do mesmo tom da pele, que irá uniformizar bem o rosto. “Espalhe bem pela zona T: na testa, nariz e queixo”, afirma.

O profissional Marcio atenta para o fato de o corretivo sempre ser um tom mais claro que a pele para disfarçar olheiras. “Não arraste o produto na pele, dê leves batidinhas, para ficar mais natural”, finaliza.

Veja no vídeo a seguir um tutorial de como fazer uma pele perfeita mesmo com acne ou manchas:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=QJ7pbz4o1q0[/youtube]

Existem receitas caseiras para clarear manchas da pele?

Atualmente muitas pessoas buscam soluções caseiras para tentar amenizar as manchas na pele. Muitas blogueiras compartilham dicas em seus blogs de “receitas” que elas já testaram e aprovaram.

Abaixo você confere, por exemplo, uma “receita caseira de como clarear manchas na pele” disponível no DasMarias Blog:

Usar:

1 colher (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de feijão-branco cozido
1 colher (café) de açúcar branco
Modo de preparo: bata tudo no liquidificador. Com a pele limpa aplique a máscara e deixe agir por 30 minutos.

Hoje, muito se fala ainda sobre a combinação de Bepantol Derma e Hipoglós para clarear manchas no rosto e deixar a pele, de forma geral, mais hidratada e bonita. A “receita” é simples:

Usar:

1 colher de sobremesa de Hipoglós (pomada)

1 colher de Bepantol Derma

Modo de preparo: basta misturar até ficar homogênico e aplicar por todo o rosto, deixando agir por cerca de 30 minutos. Ou, se possível, dormir com a mistura no rosto e lavar bem na manhã seguinte.

Há também alguns tutoriais em vídeos falando sobre “receitas caseiras” para ajudar a tirar manchas da pele. No exemplo abaixo, Raquel fala sobre como clarear olheiras, axila e virilha:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=sg1LsuPmovE[/youtube]

Porém, vale ressaltar: a melhor opção é sempre procurar um dermatologista que indicará o tratamento mais adequado para acabar com as suas manchas de pele. Usar soluções caseiras muitas vezes pode, além de não resolver o caso, desencadear outros problemas na pele.

 

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas