Foto: Divulgação
Melhor lavar durante o dia: assim eles secam naturalmente e não correm o risco de amassar à noite – Foto: Divulgação

Lavar o cabelo pode ser algo simples e até banal, mas na realidade não é bem assim. Para os fios ficarem de fato muito bem lavados é preciso conhecer alguns truques bastante eficientes que podem fazer uma baita diferença no final. Além de formas diferentes para lavar cada tipo de cabelo, existem também horários que são mais apropriados para cada um deles.

Antes de qualquer coisa, vale a pena resolver uma dúvida que preocupa 10 entre 10 mulheres: lavar os cabelos todos os dias apodrece o couro cabeludo? Não! “Isso é mito, ele não apodrece”, explica Valcinir Bedin, dermatologista especializado em tricologia e presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo. “Para que isso acontecesse, o couro cabeludo teria que ser permeável, ou seja, absorver água, o que não acontece”. O mesmo raciocínio vale para a pele. Já pensou o que aconteceria se ela encharcasse de água toda vez que lavamos o rosto? De acordo com os especialistas, a desvantagem de lavar diariamente os fios é que você acaba retirando sua proteção natural. E ponto final. Isso não quer dizer que está liberado ir para a cama com os fios molhados, combinado?

Leia também:  Açúcar na infância: limites mais rígidos

Afinal, qual o melhor horário para lavar os fios?
O horário de lavar os cabelos não interfere diretamente na saúde dos fios, podendo ser tanto pela manhã quanto à noite. O que vai fazer realmente a diferença é a secagem.”Dormir com os fios úmidos, jamais!” alerta a dermatologista Andréia Munck de Almeida, de São Paulo. “Quando molhados, os fios perdem a elasticidade e tornam-se muito frágeis. Nesses casos, a quebra é praticamente inevitável”. Além disso, dormir com o cabelo molhado com frequência é o caminho mais curto para pegar uma gripe e acordar com os fios totalmente desconexos. O que, provavelmente, vai demandar uma nova lavagem ou uma boa borrifada de leave-in para compor o visual.cabelo cacheado

Leia também:  Proteína de origem vegetal pode evitar a menopausa antes da hora

Para cada tipo de cabelo, um horário

Quem tem cabelos cacheados ou ondulados têm muito a ganhar ao lavar o cabelo de manhã e deixar os fios secarem naturalmente. Melhor ainda, se forem amassados com as mãos e modelados com um ativador de cachos ou um leave-in hidratante para garantir um pouco mais de definição e disciplina aos fios. Caso não seja possível, deixe então para o horário que for mais adequado e seque com o secador com o bocal difusor, de preferência. Mas lembre-se de retirar totalmente a umidade para que eles ganhem uma forma bem bonita. Já os lisos, que tendem ser mais oleosos, podem ser higienizados à noite para que, ao acordar, eles estejam limpos e sem a raiz grudada na cabeça.

Evite lavar antes de tingir
Normalmente, quando se vai tingir ou descolorir ou alisar os cabelos, os profissionais sugerem que os fios sejam lavados no mínimo dois dias antes. Esse cuidado é importante para que a gordura proteja o couro cabeludo da química dos produtos. Mas se o cabelo estiver muito sujo, o resultado pode ficar prejudicado. Nesse caso, o recomendado é aplicar antes um xampu suave, sem esfregar o couro cabeludo. Se o procedimento for um a hidratação, no entanto, é bacana lavar logo antes com xampu anti-resíduos, para preparar os fios para receber todos os nutrientes possíveis da máscara escolhida. O conselho só não é válido se você tem progressiva, pois o efeito irá embora mais rapidamente. Aliás, se esse é o seu caso, evite lavar os cabelos diariamente para prolongar o efeito do alisamento. O recomendado é é lavar os cabelos de três a quatro vezes por semana, dando um intervalo de um dia entre uma lavagem e outra.

Leia também:  Como é feito o transplante de medula óssea?
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.